emissão em direto

Presidente da Câmara de Peniche com menos competências

A Câmara de Peniche aprovou uma proposta para retirar algumas competências ao presidente do município e as devolver ao executivo municipal, na sequência da dissolução da coligação entre o PS e o grupo de independentes que preside à autarquia.

A Câmara de Peniche aprovou uma proposta para retirar algumas competências ao presidente do município e as devolver ao executivo municipal, na sequência da dissolução da coligação entre o PS e o grupo de independentes que preside à autarquia.

A proposta, apresentada pela CDU, foi aprovada por maioria na última reunião de Câmara, que se realizou na passada quarta-feira, com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU e contra dos dois eleitos do Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche.

O Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche, liderado por Henrique Bertino, ganhou as últimas eleições autárquicas, em 2021, sem conseguir maioria na Câmara e na Assembleia Municipal, tendo feito um acordo pós-eleitoral com o PS para conseguir uma governação estável.

No entanto, a 3 de agosto deste ano, os vereadores do PS na Câmara de Peniche deixaram de estar a tempo inteiro e de ter pelouros, quebrando o acordo pós-eleitoral feito com o grupo de independentes que preside ao município.

A Câmara de Peniche é composta por dois eleitos do Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche, dois do PS, dois do PSD e um da CDU.

Segundo a agência Lusa, na proposta aprovada os comunistas alegam que, face à atual conjuntura governativa na autarquia, existe a “necessidade de uma maior participação e decisão de todas as forças políticas que compõem a Câmara, alterando o atual quadro de delegação de competências”.

“Não deverá ser visto por quem lidera como perda de poder, mas como um reforço da participação democrática com ganhos para Peniche. Exige uma liderança com objetividade, fio condutor, envolvimento, consenso, uma verdadeira participação democrática”, pode ler-se nos considerandos da proposta.

Ao possuir determinadas competências, o presidente da Câmara tem poder para decidir sobre aquelas matérias sem necessidade de autorização prévia dos órgãos municipais.

Com a aprovação desta proposta, Henrique Bertino perde competências como a execução das opções de plano e orçamento, a aprovação de projetos e adjudicação de empreitadas, a alienação de imóveis e o licenciamento da instalação e funcionamento dos recintos de espetáculos e de divertimentos públicos.

Mantêm-se no presidente da Câmara de Peniche competências como a criação, construção e gestão de instalações e equipamentos, serviços, redes de circulação, de transporte, de energia, a captura, alojamento e abate de canídeos e gatídeos e a gestão dos transportes escolares.

Últimas Notícias

Território da freguesia de Ferrel foi corrigido

Durante mais de uma década, entre 2014 e 2025, a Junta de Freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche, desenvolveu esforços no sentido de corrigir o que considerava ser “uma incongruência” que afeta os limites administrativos entre esta e a vizinha freguesia de Atouguia da Baleia. Com a publicação da Lei n.º 2/2025, de 6 de janeiro, que procede à alteração dos limites territoriais, a situação foi corrigida.

Morte de diabético no hospital levanta dúvidas à família

A família de um homem de 44 anos, de nacionalidade brasileira, que morreu no hospital das Caldas da Rainha a 27 de janeiro, suspeita de negligência médica, depois de lhe terem sido administrados medicamentos e injeções que alegadamente seriam incompatíveis com o problema da diabetes que sofria. O resultado da autópsia é aguardado pela administração hospitalar, que sustenta não ter havido má prática, e entretanto decorre uma campanha de angariação de fundos para transladar o corpo para o Brasil.

Tiago Batista regressou às Caldas para expor no CCC

Foi inaugurada a 1 de fevereiro, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, a exposição “Febre Contínua”, do artista plástico Tiago Batista, a qual inicia uma parceria entre o CCC e a Galeria Zé dos Bois (ZDB).