Por falta de médicos para um “atendimento em segurança”, a Urgência Pediátrica de Caldas da Rainha não estará a funcionar entre as 08h30 deste sábado, 4 de novembro, e as 08h30 de segunda-feira, anunciou a administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Quem precisar deverá contactar previamente com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença. Em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112.
Lamentando os transtornos causados, a administração do CHO solicita que, em situações urgentes, os utentes se dirijam à Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras (das 09h00 de sábado às 09h00 de domingo, e a partir das 21h00 de domingo até às 09h00 de segunda-feira) ou a outra Urgência Pediátrica, designadamente ao Hospital de Santarém.
Mas a recusa dos médicos em cumprir mais horas extraordinárias do que aquelas previstas na lei, para além de motivar a chamada de médicos de todas as especialidades para as urgências internas, está a levar ao encerramento de serviços em todo o país, inclusive no CHO. Nas Caldas da Rainha, para além pediatria, encerra no sábado e domingo a cirurgia geral.
Em Torres Vedras não abre a pediatria, no domingo das 08h00 às 20h00.
Este fim de semana no Hospital de Leiria encerram as urgências de cirurgia geral (sábado e domingo), pediatria (domingo), obstetrícia, ginecologia e bloco de partos (domingo).
No Hospital de Santarém, a urgência de ortopedia e medicina interna estão encerradas neste sábado e domingo.
Entretanto, o Serviço de Obstetrícia (internamento, bloco de partos, urgência obstétrica e ginecológica) nas Caldas da Rainha continua encerrado para obras de melhoramento.