emissão em direto

Grupo Super Flash festejou 25 anos de paixão pela dança

“Celebrar a diversidade e a paixão pela dança, reunindo uma variedade de estilos e talentos de vários pontos do país, proporcionando o intercâmbio e partilha de experiências, entre escolas e grupos de dança”. Foi este o objetivo, amplamente alcançado pelo Grupo Super Flash, das Caldas da Rainha, que realizou na tarde do passado domingo o 19º Festival de Grupos de Dança, aproveitando para festejar o seu 25º aniversário.

“Celebrar a diversidade e a paixão pela dança, reunindo uma variedade de estilos e talentos de vários pontos do país, proporcionando o intercâmbio e partilha de experiências, entre escolas e grupos de dança”. Foi este o objetivo, amplamente alcançado pelo Grupo Super Flash, das Caldas da Rainha, que realizou na tarde do passado domingo o 19º Festival de Grupos de Dança, aproveitando para festejar o seu 25º aniversário.

O evento teve lugar no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, que encheu para ver três horas de espetáculo, com o Super Flash, da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense, a convidar os Arutla, de Altura (Algarve), a RNL – Irish Dance Academy, de Lisboa, e Oosfera, de Soure.

A eles juntaram-se José Ramalho, com as marionetas do Teatro Figura, e diversas gerações do grupo anfitrião ao longo da sua história até hoje, desde as bailarinas atuais – Beatriz Silva, Carina Ponto, Joana Coito, Maria Miguel e Rita Costa, aos elementos do projeto Magia de Mary – Carolina Figueiredo, Catarina Arsénio, Gabriel Varela, Laura Varela, Madalena Cunha, Patrícia Silva, Alice Corado, Alice Pereira, Beatriz Fernandes, Eva Camacho, Francisca Garcia, Íris Ferro, Jacinta Morgado, Juliette Auwerkerken, Laura Gama, Leonor Gomes, Letícia Laeng, Maria Monteiro, Maria Morgado, Mariana Alves, Mariana Roque, Matilde Vicente e Xavier Martins – e ex-bailarinos – Alexandre Sacramento, Ana Gomes, Andreia Lourenço, Cátia Henriques, Cristiano La Féria, Inês Gomes, José Costa, Margarida Carvalho, Mariana Canas, Priscila Martins, Andreia Bento e Viviana Semedo.

O Super Flash apresentou um espetáculo baseado em medleys de grandes filmes musicais do cinema e Broadway, detendo um vasto repertório, com coreografias e figurinos adequados a cada apresentação, criando assim um espetáculo cheio de magia à volta de Mary Poppins, Sing, Chicago, Música no Coração, The Greatest Showman, Singing In The Rain e Dirty Dancing.

Com as escolas convidadas, o festival, apresentado por João Carlos Costa, passou pelos estilos de dança irlandesa, jazz, pop, funk, rock e teatro musical.

Durante o evento o casal Palmira e Carlos Gaspar foi homenageado pela contribuição mensal que tem dado ao grupo caldense e foram também evocados o antigo presidente do Arneirense, Abílio Camacho, falecido em 2020, e Sérgio Camacho, seu filho, colaborador do Super Flash, recentemente falecido.

No final Sónia Luís, responsável pelo Super Flash, disse ter sentido que o público “gostou do espetáculo”. “Criámos aqui uma linda tarde de espetáculo e estou muito feliz por termos tido oportunidade de poder mostrar isso mesmo nesta sala e precisamos um espaço como este que nos dê algum realce e que transmita o que fazemos”, manifestou, lembrando que dança não é a sua profissão, mas sim um passatempo iniciado quando fez parte do grupo Onda Jovem, do Campo, passando depois para o Super Flash, que começou com bailarinas que faziam parte da equipa de atletismo do Arneirense.

Feliz com evento, Anabela Patacho, presidente do clube do Bairro dos Arneiros, declarou que “se há momentos difíceis no associativismo e que a nossa vontade é desistir, temos uma vitamina como esta para continuar para a frente”.

Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, pediu “uma grande salva de palmas para este excelente projeto”, elogiando o Super Flash, o Arneirense e “todas as associações que fazem magia todos os dias do ano”.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.