emissão em direto

Centro Paroquial de Atouguia da Baleia com resposta social inovadora

O Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia viu aprovada no passado dia 22 a Resposta Social Inovadora de CAV – Centro de Apoio à Vida, atendendo ao aumento significativo de trabalhadores migrantes no concelho de Peniche e que na freguesia têm ocorrido os maiores aumentos populacionais, o que justifica uma maior intervenção junto dos jovens.

O Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia viu aprovada no passado dia 22 a Resposta Social Inovadora de CAV – Centro de Apoio à Vida, atendendo ao aumento significativo de trabalhadores migrantes no concelho de Peniche e que na freguesia têm ocorrido os maiores aumentos populacionais, o que justifica uma maior intervenção junto dos jovens.

O projeto nasceu da vontade do centro paroquial de alargar o seu âmbito de atuação ao apoio e acompanhamento de mulheres grávidas ou puérperas com filhos recém-nascidos, em situações de risco (emocional e ou social), o que foi prontamente acolhido pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, que é entidade parceira deste projeto.

A Resposta Social de CAV terá serviços de aconselhamento e acompanhamento e é inovadora, uma vez que é única no distrito de Leiria. Terá uma capacidade para 30 utentes, 18 dos quais comparticipados.

O objetivo geral desta nova valência é promover o atendimento e acompanhamento de grávidas e mães jovens e adolescentes, com idade superior aos 12 anos, bem como as suas respetivas famílias.

A equipa de CAV é multidisciplinar e constituída por um psicológico, um educador social e um assistente social e permite dar resposta ao crescente número de casos de jovens mães e famílias, em situação de risco (como abandono, abuso físico, psicológico, dificuldades socioeconómicas, entre outras).

Vai procurar-se desenvolver projetos de vida integrados e adaptados, promover o planeamento familiar, garantir acompanhamento psicológico individual sempre que solicitado pela mulher grávida e/ou família, acompanhar situações de vulnerabilidade, proporcionar acompanhamento próximo e sistemático, aliados a estratégias, promover a empregabilidade das jovens mães e a sua integração social, e capacitar competências básicas parentais.

A assinatura dos protocolos ao abrigo do Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais – PROCOOP aconteceu na Junta de Freguesia de Ferrel com a presença do diretor da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, e foi realizada entre o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social e duas instituições do concelho de Peniche, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia (para além da nova resposta social, revisão do acordo para o serviço de apoio domiciliário com mais oito utentes) e a Associação de Solidariedade Social de Ferrel (revisão do acordo para a estrutura residencial para pessoas idosas, com mais seis utentes), e uma do Bombarral, o Centro Social Padre Fernando Diogo (revisão do acordo para o centro de dia, com mais doze utentes).

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.