emissão em direto

Politécnico de Leiria alcança avaliação máxima

O Politécnico de Leiria recebeu a recomendação de acreditação pelo período de seis anos, o máximo legalmente possível, no âmbito do Processo de Avaliação Institucional realizado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) selecionada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Politécnico de Leiria recebeu a recomendação de acreditação pelo período de seis anos, o máximo legalmente possível, no âmbito do Processo de Avaliação Institucional realizado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) selecionada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Segundo o relatório da CAE, o Politécnico de Leiria demonstrou bons resultados na generalidade dos aspetos avaliados, com pontos fortes relevantes nas áreas ligadas à oferta formativa, processos e metodologias de ensino, garantia de qualidade, investigação e mobilidade.

Este processo tem por objeto avaliar a qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e das respetivas unidades orgânicas, analisando a estratégia futura para garantir a gestão de qualidade das atividades, assim como o grau de cumprimento da missão institucional.

“Esta certificação oficial é o reconhecimento do elevado grau de qualidade do desempenho institucional do Politécnico de Leiria e valida o esforço e a dedicação de todas as partes para a melhoria contínua da instituição e do seu projeto pedagógico, científico e cultural, acompanhando, assim, a evolução do ensino superior a nível nacional e internacional”, salienta Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.

A avaliação institucional abrange um conjunto alargado de temas, como: Estratégia e Governança (projeto educativo, científico e cultural, gestão da qualidade); Ensino (oferta educativa, metodologias de ensino, formação ao longo da vida, estudantes, diplomados); Investigação e Transferência de Conhecimento (investigação, desenvolvimento tecnológico e produção artística, transferência de conhecimento); Internacionalização e Cooperação (internacionalização e cooperação nacional com instituições e com a sociedade); Recursos (pessoal docente e investigador, pessoal técnico, administrativo e de gestão, instalações e equipamentos e sensibilidade institucional).

No relatório da CAE é ainda avaliada a relevância do tema de desenvolvimento selecionado pelo Politécnico de Leiria para a sua estratégia institucional, que passa pela criação de mais valor nas regiões onde está inserido, através do ensino superior, da I&D+i e da valorização do conhecimento com impacto no desenvolvimento sustentável regional e global. No âmbito do seu projeto, a instituição assume como grande objetivo a concretização da sua evolução para Universidade, com vista a aumentar a sua relevância social e oportunidades reconhecidas de formação avançada em Portugal e na Europa, e atrair mais talento e maior investimento para a região.

De acordo com a CAE, este tema selecionado pela instituição, que defende a sua evolução para Universidade, trata-se não só de um “assunto relevante” para a estratégia institucional, como um “objetivo justificado e ambicioso”.

O processo de avaliação institucional teve por elemento fundamental o Relatório de Autoavaliação Institucional e a visita institucional realizada pela CAE ao Politécnico de Leiria nos dias 21 e 22 de novembro, tendo reunido com os vários intervenientes da instituição em reuniões de esclarecimento do conteúdo do relatório de autoavaliação institucional.

A missão da A3ES consiste em garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.

Instituição pública de ensino superior, que iniciou a sua atividade em 1980, o Politécnico de Leiria está presente na região de Leiria e Oeste através das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design) e Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar).

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.