emissão em direto

Bites e Bitaites: comida caseira & concept store

Carlos e Ricardo abriram o Bites e Bitaites em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, na Rua Heróis da Grande Guerra, 39. O nome, criado por Ricardo, provém do inglês “Bites” e da expressão do Porto: mandar uns bitaites”.

Carlos e Ricardo abriram o Bites e Bitaites em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, na Rua Heróis da Grande Guerra, 39. O nome, criado por Ricardo, provém do inglês “Bitese da expressão do Porto: mandar uns bitaites”.

Os dois empresários já tinham negócios na cidade do Porto, nomeadamente a loja “Coisas de Homem” e “La Femme”, ambas de vestuário. Quando tomaram a decisão de sair daquela cidade percorreram o país à procura de um novo destino e a caminho de Óbidos pararam nas Caldas da Rainha.

Na manhã seguinte foram explorar a cidade e descobriram a Praça da Fruta, que acharam “uma atração fabulosa”. Ao andarem pelas ruas, perceberam que havia muitas culturas e línguas a intercalarem-se: “É uma cidade pequena, mas com uma vida própria”, vincou Carlos.

O empresário começou por explicar que a ideia do negócio não era propriamente um restaurante, mas sim um café com refeições ligeiras: “Começámos por vender umas sandes e uns salgados. No quinto dia de abertura fiz a experiência de pôr à venda um prato principal e as pessoas pediram mais”. Desde então fazem refeições e bolos caseiros todos os dias e expõem a ementa no Instagram e no Facebook e à porta da loja.

Espiritual de bacalhau, canelojes de curgete com salmão e requeijão, gratinado de frango, almôndegas de noz, lasanha bolonhesa vegan, gratinado de legumes, creme de curgete, creme de legumes, creme de abóbora, queijada de cenoura e laranja com chocolate, torta de caramelo, tarte de ganache de chocolate e côco, são apenas algumas das propostas.

Ao contrário do negócio anterior, a restauração tem, segundo o proprietário, um retorno mais imediato. Planeiam as refeições todos os dias, fazem as compras durante a manhã, e criam o menu baseado no gosto pessoal e nas limitações a nível de material. Carlos confessou que o objetivo do menu é ser o mais natural e saudável possível: “Somos nós a fazer tudo para conseguir controlar gorduras e açúcar, e por esse motivo, não temos refrigerantes no nosso menu, mas sim sumo do dia, limonada e chá frio”.

Além da parte de restauração, o espaço tem ainda uma concept store feita pelos proprietários: “Eu faço as gravatas, golas, lenços e laços e o Ricardo faz todos os prints. O resto comprámos a fornecedores que já tínhamos do Porto e outros que arranjámos quando viemos para cá”.

No futuro acham que o negócio se vai manter: “Não temos necessidade nem vontade de tornar isto uma cadeia porque não foi esse o nosso objetivo, mas sim o de melhorar a nossa qualidade de vida”.

O Bites e Bitaites está aberto todos os dias da semana das 09h00 às 19h00 e sábado das 09h00 às 15h00.

Últimas Notícias

Homenagem em A-dos-Francos a João Almeida, o ciclista que orgulha Portugal

A Junta de Freguesia de A-dos-Francos prestou no dia 29 de janeiro uma homenagem ao ciclista caldense João Almeida (UAE Emirates) que contou com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
A cerimónia, realizada na sala da Assembleia de Freguesia, não conseguiu acomodar todos aqueles que desejavam assistir ao merecido reconhecimento e celebração do mérito desportivo do atleta.

Crescimento de associados estrangeiros na ACCCRO

Nos últimos anos, a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste tem registado um aumento significativo no número de associados estrangeiros, refletindo a crescente internacionalização da economia local. A adesão de empresários de outros países à associação tem contribuído para o fortalecimento das relações comerciais. Segundo o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, cerca de 3% dos associados são de outros países.

Conferência sobre a mobilidade na Região Oeste

Nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, pelas 21h00, vai decorrer uma conferência sobre a “Mobilidade na Região Oeste” com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na Sala de Exposições do edifício do Turismo nas Caldas da Rainha. O evento terá ainda as intervenções de Jorge Varela, professor de direito e Sónia Lopes, arquiteta.