emissão em direto

Projeto Origami em exposição em São Martinho

A escola sede do Agrupamento de São Martinho do Porto acolheu, no dia 21 de março, a exposição de trabalhos do projeto Origami, inserido nos Dias Abertos deste agrupamento.

A escola sede do Agrupamento de São Martinho do Porto acolheu, no dia 21 de março, a exposição de trabalhos do projeto Origami, inserido nos Dias Abertos deste agrupamento.

Origami é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, através do Centro de Atendimento a Jovens. Começou a ser implementada, em 2015, na EB1 de Alfeizerão, por iniciativa do Município de Alcobaça e do Agrupamento de São Martinho do Porto. Neste momento, o projeto decorre no Centro Escolar de Alfeizerão, EB1 de São Martinho do Porto, Centro Escolar da Cela, EB1 do Vimeiro, EB1 de Pataias e no Centro Escolar da Benedita.

Três turmas que participam do projeto juntaram-se para assistirem à mostra dos trabalhos, realizados nas escolas da Cela, Alfeizerão e São Martinho do Porto.

Este projeto tem o objetivo de reforçar de informalmente os mecanismos de aproximação entre a escola e as famílias, focando-se essencialmente no desenvolvimento de competências emocionais e sociais, autonomia, criatividade, iniciativa, inovação e organização das crianças, contando com a participação direta dos pais.

Neste ano letivo, o projeto tem também a participação da Banda de Alcobaça, através de ações de dança. Esta arte performativa permite às crianças terem a oportunidade de interagir com a sua própria consciência, corpo e emoções, permitindo melhorar e aumentar a capacidade de exposição perante o outro.

“Ao longo destes anos, o projeto foi alargado a todos os agrupamentos do concelho, com resultados muito positivos. É cada vez mais importante encontrar soluções complementares à oferta educativa oficial, especialmente focadas nas competências emocionais e sociais. A aproximação das famílias à escola é um contributo do Município para a felicidade das suas gentes”, explica o presidente da Câmara de Alcobaça, Herminio Rodrigues.

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.