emissão em direto

CRP Ribafria vence individual e coletivamente a XVI Volta ao Concelho de Almodôvar

Decorreu nos dias 16 e 17 de março a XVI volta em bicicleta ao concelho de Almodôvar, uma prova mítica no calendário nacional master e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais.

Decorreu nos dias 16 e 17 de março a XVI volta em bicicleta ao concelho de Almodôvar, uma prova mítica no calendário nacional master e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais.

Nesta edição marcaram presença 154 atletas em representação de 17 equipas, com a luta sempre acesa pela vitória até ao último segundo.

A equipa de ciclismo do Centro Recreativo e Popular (CRP) da Ribafria (Benedita), Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta competição com onze ciclistas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Paulo Pereira, Ricardo Sequeira, Hélder Loureiro, Humberto Pereira, Fábio Aguiar e Hélder Azevedo).

A primeira etapa e início da XVI Volta ao Concelho de Almodôvar decorreu na tarde do dia 16 de março, uma etapa de 105 km, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santo Amaro.

Sensivelmente à passagem dos 20 km percorridos, João Letras foi vítima de queda, mas rapidamente com a ajuda de alguns colegas de equipa, reentrou no pelotão.

Quando estavam percorridos cerca de 50 km de corrida e a faltar cerca de 18 km para o 2º prémio de montanha da etapa, a equipa do CRP Ribafria assumiu o comando do pelotão, colocando todos os seus atletas na frente da corrida.

Na subida para o 2º prémio de montanha surgiram várias tentativas de ataque, com resposta pronta pela equipa do CRP Ribafria, que viria novamente a ter azar, com uma queda de Hélder Azevedo por abalroamento de outro atleta, ficando com ele Fábio Aguiar a Ricardo Sequeira, na tentativa de poderem entrar no pelotão, o que não viria a acontecer.

No final da Subida, João Letras com mais dois atletas conseguiram ganhar alguma distância para o pelotão. A fuga vingou e chegou a haver um minuto de vantagem a cerca de 5 km da meta, altura em que reduziram o ritmo, mas ainda assim sem o grupo perseguidor conseguir anular a fuga até a meta.

Os três fugitivos discutiram a vitória entre si ao sprint no alto de Santo Amaro, com João Letras a levar a melhor perante os seus adversários, e a vencer a 1º etapa, conquistando a camisola amarela, mas sem diferença de tempo entre os três atletas.

O grupo perseguidor, composto por oito atletas, onde estavam Hélder Loureiro, Paulo Pereira e Paulo Simões, cortou a meta com uma diferença de 27 segundos, conquistando Paulo Simões a camisola Azul, líder M40 e coletivamente o 2º lugar com o mesmo tempo da equipa vencedora.

A segunda etapa decorreu na manhã de 17 de março, composta por 74 km, com partida na localidade de Gomes Aires e chegada a ao Alto de Santa Clara a Nova (Santinha).

A equipa do CRP assumiu o controlo da corrida, tentando proteger e defender a camisola amarela de João Letras. A corrida rodou sempre a grande velocidade, com vários ataques, principalmente pelas equipas do 2º e 3º classificado, na tentativa de desfragmentar a equipa do CRP Ribafria e fragilizar a defesa da camisola amarela.

Apesar de ter perdido um elemento aos 20 km, Jorge Marques, devido a furo, a equipa do CRP Ribafria esteve irrepreensível, anulando todas as tentativas de fuga, e a faltar cerca de 30 km para a meta, assumindo totalmente o comando do pelotão.

A chegada viria novamente a ser disputada no alto ao sprint, pelos mesmos três atletas, com João Letras a conseguir vencer os seus adversários, cortando a meta em 1º lugar, mas uma vez mais, sem diferença de tempo para os seus adversários, continuando líder e de camisola amarela. Coletivamente a equipa foi a vencedora, com diferença de 20 segundos para a equipa segunda classificada. Paulo Simões também mantinha-se líder M40.

A terceira e última etapa decorreu na tarde de 17 de março, composta por 54 km, com partida na localidade de Rosário e chegada a Almodôvar.

A equipa do CRP Ribafria partiu para a última etapa com o intuito de ganhar a XVI volta ao concelho de Almodôvar, defendendo a camisola amarela, do líder da Geral Individual, João Letras, e tentando também vencer coletivamente.

Logo no inicio da corrida a equipa do CRP Ribafria voltou a assumir o controlo da corrida, respondendo aos vários ataques das equipas adversárias, principalmente as do segundo e terceiro classificado, não dando hipótese de fuga a nenhum atleta, protegendo o seu líder. João Letras viria uma vez mais a vencer a etapa ao sprint, vencendo a XVI volta ao concelho de Almodôvar e a equipa também vencendo coletivamente, mantendo os 20 segundos de diferença.

A equipa do CRP Ribafria saiu de Almodôvar com a vitória das três etapas, vitória na geral individual (camisola amarela), vitória coletiva, vitória no escalão elites (camisola branca) e vitória no escalão M40 (camisola azul).

Últimas Notícias

“Peniche, Um Mar de Natal” com muita animação

“Peniche, Um Mar de Natal” é o programa de animação promovida pela Câmara Municipal de Peniche para esta época e que teve início pelas 18h00 da passada sexta-feira com a inauguração da iluminação pública de natal, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Festival de sopas

A Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, é palco da 14ª edição do Festisopa, no dia 30 de novembro, a partir das 19h30.

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).