Os alunos do 4.º ano da Escola Básica + Jardim de Infância do Cadaval viveram momentos diferentes em torno da ciência, no âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola”, um investimento da autarquia através do seu Serviço Municipal de Educação
A cientista Sílvia Costa voltou ao Cadaval, concelho de onde é oriunda e onde concluiu a sua escolaridade obrigatória, tendo como meta a dinamização de duas oficinas de ciências com estudantes do 4.º ano. A antiga estudante foi recebida por Lina Jerónimo, sua antiga docente de 1.º ciclo, e por Maria de Fátima Paz, vereadora da Educação da Câmara Municipal do Cadaval, sua antiga professora de Educação Física.
Sílvia Costa é investigadora na Loughborough University (Reino Unido), mais precisamente na Divisão de Desporto, Exercício e Ciências da Saúde. As atividades dinamizadas com os alunos cadavalenses foram relacionadas com a sua área de investigação.
As oficinas enquadraram-se no programa “Cientista Regressa à Escola”, implementado pela Native Scientists, que tem como objetivo levar cientistas de várias áreas do saber às suas escolas básicas, oferecendo aos finalistas do 1.º ciclo a oportunidade de contactar com o vasto mundo da ciência, mostrando-lhes que também eles poderão navegá-lo.
Lançado no dia 8 de setembro de 2021 (Dia Internacional da Literacia), visa contribuir para o enriquecimento curricular na área das ciências, promover o ensino superior junto de estudantes mais jovens e fomentar a cultura científica na sociedade portuguesa, assim como a educação circular.