Jordan Santos e Rúben Brilhante, jogadores da Nazaré, foram autores de dois golos que contribuíram para a vitória da seleção nacional de futebol de praia frente à Itália por 5-1, no jogo decisivo da Superfinal da Liga Europeia e que sagrou Portugal campeão europeu no passado domingo.
Bê Martins (2), André Lourenço, Jordan Santos e Rúben Brilhante apontaram os golos com que a equipa das quinas bateu a congénere transalpina.
Os comandados de Mário Narciso entraram com tudo no jogo, asfixiando por completo a formação da Itália, que jogava em casa, diante dos seus adeptos. Bê Martins (3′), André Lourenço (6′) e Jordan Santos (9′) marcaram três grandes golos que colocaram Portugal com uma vantagem confortável no final do primeiro período.
Após um segundo tempo mais morno, Portugal entrou no derradeiro período decidido a acabar com as dúvidas que ainda pudessem haver quanto ao vencedor do encontro. Bê Martins (1′) colocou o encontro em 4-0 e Rúben Brilhante, com o golo da tarde, fez a mão cheia de golos para a turma portuguesa.
O resultado ficou fechado no penúltimo minuto do terceiro tempo, com o golo de honra da Itália, apontado por Zurlo.
A equipa das quinas revalida assim o título de campeã da Europa, algo que já escapava desde 2021. Trata-se do nono título europeu, por parte de Portugal.
Após a partida, Bê Martins (melhor jogador), Pedro Mano (melhor guarda-redes) e Jordan Santos (melhor marcador) foram distinguidos individualmente pelas suas prestações.
Os comandados de Mário Narciso operaram um percurso 100% vitorioso, fruto das vitórias diante da Chéquia (9-1), da Dinamarca (4-1) e da Polónia (6-4), na fase de grupos. Nos quartos de final, os comandados de Mário Narciso superiorizaram-se diante da Suíça, por 11-4 e nas meias-finais bateram a Bielorrússia, por 7-3.
A prova final realizou-se em Alghero, cidade italiana fica situada na costa noroeste da Sardenha.
A seleção nacional de futebol de praia ficou entretanto a conhecer os adversários na fase de apuramento para o Mundial de 2025.
A qualificação decorre na Andaluzia (Espanha) entre os dias 4 e 13 de outubro, onde sairão quatro nações europeias apuradas para o próximo torneio mundial.
Os portugueses encontram, na fase de grupos, as congéneres da Alemanha, Estónia e Cazaquistão, com os melhores dois classificados a ficarem apurados para a segunda etapa, para determinar os qualificados finais.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé. As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África.
Portugal já venceu o Campeonato do Mundo em duas ocasiões, em 2015 e 2019.