emissão em direto

“Há Festa no Bairro” procurou “criar laços de bairrismo”

"Há Festa no Bairro" de 2024 foi um evento promovido pela junta de freguesia de Peniche. A última edição deste ano foi no sábado passado, no Bairro Vila Maria e zonas envolventes aos Edifícios Fernão Magalhães, Coosofi e Verde Mar.

“Há Festa no Bairro” de 2024 foi um evento promovido pela junta de freguesia de Peniche. A última edição deste ano foi no sábado passado, no Bairro Vila Maria e zonas envolventes aos Edifícios Fernão Magalhães, Coosofi e Verde Mar.

A animação começou às 14h00 com insufláveis seguindo-se pela tarde e noite fora com música ao vivo e outras atividades. “O sentido desta festa é o bairrismo que falta à cidade de Peniche”, referiu a presidente da Junta de Freguesia de Peniche, Teresa Lopes.

O evento passou por seis bairros da cidade e o objetivo para a autarca,” foi mais que superado”. Divulgando a vontade de criar mais durante o seu mandato, manifestou que “ainda vou mais além, ainda faltam, pelo menos, 10 meses de mandato e vou conseguir mais”.

A comunidade aderiu de tal forma que os bairros após a iniciativa da junta de freguesia começaram a criar os seus próprios eventos. “A junta de freguesia deu o primeiro empurrão, agora as coletividades já conseguem andar sozinhas sem terem na retaguarda uma autarquia, o que é muito bom”, contou Teresa Lopes.

“Camões fest”, “Arraial do Lapadusso” e a “Juventude do Visconde” são exemplos dos eventos criados nos bairros, de forma autónoma, após a iniciativa. “Aqui no Vila Maria é a primeira vez, espero que para o ano eles já consigam organizar sozinhos”, ambiciona a presidente da autarquia.

Para Teresa Lopes é importante dar o exemplo e mostrar cooperação com os bairros, “dar-lhes iniciativa não é só dar-lhes o peixe, é ensiná-los a pescar, é o lema”.

Levar estes eventos a vários cantos da cidade é um mote que a presidente defende: “Eu sou contra fazer eventos centralizados, aqui temos muita população”. Defendeu ainda que “as autarquias têm o dever de ir ter com a população”

Sobre se tinha chegado a todos os sítios que pretendia, relatou que “faltou o Campo da Torre e Peniche de Cima, a nossa logística não dava para mais”. No entanto, afirmou que lá chegarão.

Quanto ao futuro do projeto “Há Festa no Bairro”, Teresa Lopes disse que “para o ano começamos com força”. A autarca referiu ainda que “procuramos sempre melhorar e trazer novidades, levar as pessoas e coletividades connosco”.

Animação e convívio estiveram presentes no fecho do projeto, no Bairro Vila Maria. “Criar laços de bairrismo, bairrismo é a palavra-chave desta iniciativa”, rematou a presidente da junta de freguesia de Peniche.

Últimas Notícias

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Hóquei Clube das Caldas com vitória e derrota

No passado dia 11 os masters do Hóquei Clube das Caldas jogaram a quinta jornada frente ao SCL Marrazes, no pavilhão do Alcobacense CD, terminando a partida com uma vitória de 10-3.

Masterclass de Meditação

No passado dia 12 o auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha, recebeu a “Arte de Viver”, associação de voluntários presente em cerca de 180 países, que apresentou, em parceria com a AIRO- Associação Empresarial da Região Oeste, um workshop de meditação com Swami Jyothirmayah.