emissão em direto

APA elogia melhorias nas acessibilidades das praias Bandeira Azul do concelho de Alcobaça

As Bandeiras Azul e Praia Acessível – Praia Para Todos foram hasteadas, no passado dia 28, em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória [Pataias]. Durante as cerimónias, Leonor Freitas, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, elogiou o “investimento significativo da Câmara Municipal de Alcobaça na melhoria das condições de acessibilidade implementadas este ano”. […]

As Bandeiras Azul e Praia Acessível – Praia Para Todos foram hasteadas, no passado dia 28, em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória [Pataias].

Durante as cerimónias, Leonor Freitas, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, elogiou o “investimento significativo da Câmara Municipal de Alcobaça na melhoria das condições de acessibilidade implementadas este ano”.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, disse que “este é o reconhecimento de todo um trabalho promovido pela Câmara Municipal em conjunto com a freguesia de São Martinho do Porto e a União de Freguesias de Pataias e Martingança”.

“Tão importantes são as melhorias como a manutenção de tudo o que já foi feito nos anos anteriores, desde os equipamentos, apoios de praia, programas de educação ambiental, contratos com os concessionários, entre vários outros aspetos”, disse o autarca, acrescentando que “São Martinho do Porto é uma marca do concelho de Alcobaça e estamos a trabalhar para que todas as pessoas, com maior ou menor mobilidade, possam usufruir desta experiência magnífica que é a nossa Concha Azul”.

Herminio Rodrigues explicou, ainda, que “em Paredes da Vitória estamos igualmente a introduzir melhorias nas acessibilidades, mas destaco sobretudo a recente instalação de um coletor de esgotos para servir as habitações das gentes que tanto gostam desta praia. É uma obra desejada e idealizada pelo Município, que nos orgulhamos de concluir. Temos as condições para alargar a certificação Bandeira Azul a mais praias do norte do concelho e estamos empenhados nessa missão.”

Em matéria de acessibilidades, as praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória apresentam melhorias ao nível da implementação do sistema ColorADD (códigos de identificação de cores para daltónicos) aplicado na bandeira de praia e nos contentores; disponibilização de andarilhos e canadianas para complementar as cadeiras anfíbias; barracas para mobilidade condicionada com estrados para acesso de cadeira de rodas (apenas em São Martinho do Porto; novos painéis de informação de acordo com as normas da ABAE; e placas de proibição de animais, homologadas pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

De acordo com a Autarquia, os andarilhos, canadianas e cadeiras anfíbias podem ser requisitados junto aos balneários em São Martinho do Porto e junto ao apoio de praia (bar/restaurante) “SOMAR”, em Paredes da Vitória.

Últimas Notícias

Filme premiado de realizador caldense estreia nos cinemas

O filme “O Palácio de Cidadãos”, que acompanha os bastidores do parlamento português, estreia nas salas de cinema a 24 de abril. Realizado por Rui Pires, natural das Caldas da Rainha, recebeu o Prémio Max para Melhor Filme da Competição Portuguesa no DocLisboa 2024.

Filipe Rebelo tricampeão regional veteranos +40

Decorreu entre os dias 28 e 31 de março o campeonato regional de veteranos dos escalões +40, +50 e +60, com a presença de nove atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha (CTCR), destacando-se Filipe Rebelo, que conquistou o título nas provas de singulares, pares masculinos (ao lado de Jorge Esteves, também do CTCR) e pares mistos (ao lado de Sónia Marques, do RSC Leiria).

Loja de telemóveis assaltada

Uma loja de reparação e venda de telemóveis no final da Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha, foi assaltada na madrugada da passada sexta-feira, tendo sido partido o vidro junto à entrada para serem levados telemóveis e fones de ouvidos que estavam na montra.

Mais de 1600 andorinhas são atração nas ruas da cidade

Mais de 1600 andorinhas, simbolizando “a união e a solidariedade” e também a chegada da primavera, estão desde sábado a colorir as ruas da cidade das Caldas da Rainha, na segunda edição da “Ode à Primavera”, um projeto comunitário organizado por Zélia Évora, Manuel Bandeira Duarte, Mónica Correia e César Évora.