Foi lançado no passado dia 12 de junho, no Jardim do Amor, o livro “Doces Conventuais de Crianças para Crianças”, uma iniciativa da Escola D. Pedro I no âmbito da aprendizagem criativa e crítica fora do programa escolar oficial, que contou com a presença da comunidade escolar, das famílias e das pastelarias do concelho.
“No tempo em que os doces falavam” é uma história inédita, escrita e ilustrada pelos alunos das turmas D e E do 6º ano (ano letivo 2023/24), da Escola Básica 2,3 D. Pedro I.
Através da interação, com pesquisas, entrevistas às pastelarias de Alcobaça que simpaticamente revelaram os segredos, e uma visita ao Mosteiro de Santa Maria de Coz, a criação do livro foi um pretexto para promover uma escola ativa e valorizar o pensamento crítico e criativo.
“Mais do que compreender o conceito de património, queria que os meus alunos contribuíssem para a sua valorização. O resultado foi compilado neste livro, muito doce, feito por crianças para outras crianças” afirma Lúcia Lopes, coordenadora do Projeto.
O Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues, durante a apresentação, referiu, com muito entusiasmo, que esta é uma “oportunidade dada aos alunos de conhecerem, fora dos muros da escola, de forma criativa, crítica e informada, o que existe de bom no seu concelho”.
E assim “se cozinhou” um livro de crianças que fará a delícia a muitas outras. E não só…