emissão em direto

Desenhos e esculturas de João Honório em exposição

A Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) acolhe a exposição “À espera do sol”, composta por desenhos e esculturas da autoria de João Honório.

A Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) acolhe a exposição “À espera do sol”, composta por desenhos e esculturas da autoria de João Honório.

Desenvolvido em contexto de pandemia, o autor refere que este é um trabalho “sem outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam”.

“É sabido que o desenho, como meio de representação e expressão utilizado através dos tempos pelos artistas, terá desde sempre percorrido múltiplos caminhos, conquistando assim autonomia por direito próprio. É veículo privilegiado para aprender a ver, educando o olhar, ao penetrar e ao compreender a forma das coisas. Ora ainda, como ato mental em que a mão corre livremente, com raiva ou leveza, ao sabor das emoções do momento”, manifesta João Honório.

João Honório nasceu em Lisboa a 13 de Julho de 1948. Formou-se em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi bolseiro em Londres, onde concluiu os Advanced Studies of Art.

Colaborador do Atelier-Museu António Duarte desde a sua fundação, lecionou desde 1992 na ESAD.CR. Aposentou-se do ensino em 2005.

Membro fundador do Novo Grupo dos Artistas Caldenses (1982), que desde cedo foi embrião da criação da ESAD.CR, e do Grupo 6 (1984 – constituído também por António Vidigal, Antonino Mendes, Concas, Helena Mendonça e João Fragoso), está representado em museus e coleções particulares no país e no estrangeiro. Tem obras públicas em Caldas da Rainha, Abrantes, Manique do Intendente, Cartaxo, São Martinho do Porto, Bárrio/Alcobaça e Lisboa.

A exposição está patente de 11 de setembro a 8 de novembro.

Últimas Notícias

Alunos do 3.º ciclo em competição de projetos de turismo

Decorreu no passado dia 20, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC), a Final Regional do projeto GERAt 2024/2025, com o mote “Território, Talento e Turismo”, destinada ao 3.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto “GeoMarinhas”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, foi o grande vencedor desta edição, destacando-se pela sua abordagem inovadora e sustentável.

Estou no 9º ano, e agora? O desafio de escolher a área aos 14 ou 15 anos

Filipa Miguel tem 15 anos e frequenta o 9.º ano numa escola do concelho das Caldas. Considera-se uma boa aluna, não excelente, mas razoável, com notas entre o 4 e o 5. Desde pequena que se sente atraída pelo mundo das artes e reconhece-se como uma jovem criativa. Gosta de desenhar, de criar roupa, de imaginar. No entanto, quando pensa no futuro, não faz ideia do que quer ser. Está indecisa, sem rumo certo. Apesar da afinidade com as artes, não se vê a seguir essa via profissionalmente. Já ponderou seguir Psicologia ou até ser veterinária. Agora, hesita entre os cursos de Ciências e Tecnologias e Economia.