A Câmara Municipal da Nazaré vai auxiliar a comparticipar a obra de construção da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Social da Freguesia de Famalicão.
O projeto, que foi submetido ao programa PARES, através de uma candidatura, tem um investimento total de 1,3 milhões de euros, e o município irá financiar a obra em 20%, num total de 383 mil euros.
O presidente do conselho de administração da instituição, Rui Oliveira, que considera que “este apoio será fundamental”.
Esclarece que “ainda este ano irá ser disponibilizada uma parte, e o remanescente será entregue nos próximos dois anos”; a primeira parte, 64 mil euros, deverá ser entregue ainda este ano; a segunda parte, 160 mil euros, em 2025; e a terceira parte, e última, 161 mil euros, em 2026.
Em construção desde o passado dia 11 de maio, o lar irá dar resposta a 53 utentes, num serviço que terá como objetivo principal apoiar pessoas com demência. O foco estará na preparação e formação das equipas que vão integrar esta resposta, mas, além disso, a própria obra está a avançar com foco em algumas preocupações, na conceção e arquitetura, nomeadamente a cor das paredes e dos pavimentos – após as conclusões de um estudo feito por uma empresa que desenvolve trabalho nestas áreas.
Neste momento, “a obra está em velocidade cruzeiro” e a expectativa é que esteja concluída, no máximo, em 24 meses.