emissão em direto

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste com melhores alunos a nível nacional

Os alunos Vitor Nascimento, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria (nível V – Pós 12.º ano) e Leonor Tarenta, do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (nível IV – 10.º, 11.º e 12.º anos) foram distinguidos com o Diploma de Excelência Académica por terem sido os melhores alunos a nível nacional da rede de Escolas do Turismo de Portugal, tendo também recebido o Diploma de Mérito Académico por terem sido os melhores alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) no ano letivo 2023/2024.

Os alunos Vitor Nascimento, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria (nível V – Pós 12.º ano) e Leonor Tarenta, do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (nível IV – 10.º, 11.º e 12.º anos) foram distinguidos com o Diploma de Excelência Académica por terem sido os melhores alunos a nível nacional da rede de Escolas do Turismo de Portugal, tendo também recebido o Diploma de Mérito Académico por terem sido os melhores alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) no ano letivo 2023/2024.

A cerimónia foi realizada no grande auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no passado dia 26, no âmbito da aula inaugural nacional das Escolas do Turismo de Portugal.

Foi atribuído um prémio monetário de 5.000 euros a cada um dos alunos. Vitor Nascimento concluiu o seu curso com a média de 19,1 valores e Leonor Tarenta com a média de 18,6 valores.

Vitor Nascimento está desde março deste ano a trabalhar na área da pastelaria no Royal Óbidos SPA & Golf Resort. Nasceu no Brasil, tem 43 anos, possui um bacharelato em Relações Internacionais e uma pós-graduação em Gestão e Produção de Petróleo e Gás.

Desenvolveu uma carreira profissional na área da logística e transportes internacionais mas decidiu efetuar uma mudança de vida e reconversão profissional, e em 2022 escolheu Portugal para estudar, viver e trabalhar. Após algumas pesquisas online encontrou informação sobre o Curso de Gestão e Produção de Pastelaria na EHTO, em Caldas da Rainha e Óbidos, e inscreveu-se. Desenvolveu um percurso de excelência e integrou o Quadro de Mérito da escola.

Leonor Tarenta, de 17 anos, ingressou este ano no ensino superior, na licenciatura em Gastronomia, no Instituto Politécnico de Coimbra, cidade de onde é natural.

Ao longo dos três anos na EHTO integrou sempre o Quadro de Mérito. Venceu o Concurso “Pera à Prova” e ganhou também as duas primeiras edições do Concurso Estrela Monumental do Restaurante Mosteiro do Leitão.

Dia Mundial do Turismo com aula inaugural

A EHTO realizou a sua aula inaugural do ano letivo 2024/2025 no dia 27 de setembro, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Turismo, com o tema “Turismo e Paz”.

No auditório do estabelecimento de ensino, em Caldas da Rainha, reuniram-se os oradores convidados padre Eduardo Gonçalves, Alexandre Marto (Fátima Hotels Group), Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona) e Rodrigo Ferreira (Sahara Travel Trips), para uma conversa dinamizada e moderada pelo diretor da escola, Daniel Pinto.

Foi na opinião do diretor da EHTO “um grande momento, belíssima aula inaugural com intervenções e mensagens preciosas dos nossos oradores convidados”. De uma forma geral o conteúdo da conversa abordou a forte ligação e interseção que existe entre o turismo, viagens, paz e harmonia global. No alinhamento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ONU procura promover a paz global através do turismo responsável, enfatiza a importância da compreensão intercultural e da cooperação internacional.

O turismo, pela sua natureza e transversalidade humana e até humanista, tem a capacidade de promover a paz global. Mas são diversos os caminhos que podem ser adotados. Seja através do turismo responsável, sustentável ou, até, regenerativo, esta atividade económica promove a cooperação internacional e a compreensão intercultural, às quais as questões convergentes com a conservação do planeta e manutenção da paz mundial não são alheias.  

Relativamente ao novo ano letivo, a EHTO conta com um total de 240 alunos, 40 professores, tendo recebido 173 novos alunos, distribuídos pelos cursos de formação inicial de nível IV (10.º, 11.º e 12.º anos), curso “Técnico de Cozinha/Pastelaria” e “Técnico de Restaurante/Bar” e nível V (pós-12.º ano), e cursos de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Pastelaria”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão de Turismo”.

Em relação à oferta de formação contínua vão iniciar os cursos de “Turismo de Saúde e Bem-Estar” (5.ª edição), “Turismo Literário” (4.ª edição), “Escanção” (7.ª edição), “Padaria Avançada” (10.ª edição) e no primeiro trimestre de 2025 a novidade do curso de Turismo Cinematográfico (1.ª edição).

De realçar, ainda, a prioridade da EHTO e aposta estratégica na implementação regional dos programas nacionais “Formação + Próxima”, “Empresas Turismo 360” e “GERA”.

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.