O Município de Caldas da Rainha associa-se à Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza- EAPN Portugal, que se assinala de 14 a 25 de outubro, promovendo várias iniciativas no âmbito da sensibilização sobre as temáticas da pobreza e da exclusão social.
Neste âmbito, o Município de Caldas da Rainha elaborou um programa de iniciativas que inclui uma campanha de sensibilização nas redes sociais do Município, mupis e parceria com estabelecimentos comerciais locais, através da colaboração da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO).
No dia 18 de outubro, realiza-se uma iniciativa para a sensibilização sobre a problemática da saúde mental, integrada nas atividades do programa Falo’mexer, promovido pelo Município e que convida a comunidade a deixar mensagens de incentivo ao apoio à saúde mental em papéis verdes (cor do laço que representa a temática) distribuídos por colaboradores da Unidade de Desenvolvimento Social de Caldas da Rainha e que serão afixadas num grande laço exposto na Praça da Fruta (ou no átrio dos Paços do Concelho, caso se verifiquem condições climatéricas adversas).
No dia 18 de outubro, realiza-se, também, uma visita oficial ao Balcão da Inclusão, pelo Instituto Nacional de Reabilitação;
Para o dia 19 de outubro, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Município de Caldas da Rainha organiza o evento “O Pão nosso de cada Terra – uma viagem pelos sabores”, que se realiza no Céu de Vidro do Parque D. Carlos I, entre as 15 e as 17 horas, em que se promove a interculturalidade a nível local como meio de desenvolvimento de valores e de movimentos de interação positiva entre a população autóctone e migrante com uma “Mostra Gastronómica”, uma “Conversa de Café” e um “Momento Cultural”. Esta iniciativa é de cariz gratuito, sendo aberta à comunidade, mas carece de inscrição prévia.
Alguns edifícios públicos são iluminados com a cor alusiva à temática da pobreza, de acordo com os objetivos para o desenvolvimento sustentável.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente e a 17 de outubro, tendo como objetivos primordiais a sensibilização dos decisores políticos, das organizações intergovernamentais e não governamentais e da sociedade civil no combate às causas e consequências da pobreza e dar voz às pessoas que vivem em situação de pobreza, ouvindo os seus problemas.
A EAPN mobiliza todos os anos, durante o mês de outubro, vários parceiros locais para a concretização de iniciativas que contribuam para a sensibilização sobre os fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto elementos opositores aos Direitos Humanos.