emissão em direto

Dia do Diploma encheu polivalente da Escola Secundária Raul Proença  

Numa noite de festa, o Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) distinguiu no dia 10 de outubro os melhores alunos e entregou 180 diplomas aos que finalizaram o secundário no ano letivo 2023/2024.

Numa noite de festa, o Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) distinguiu no dia 10 de outubro os melhores alunos e entregou 180 diplomas aos que finalizaram o secundário no ano letivo 2023/2024.

Foram também entregues os certificados do Quadro de Valor aos estudantes que manifestaram um espírito de interajuda relevante e aos que participaram no projeto “Conto contigo”, em que ajudaram estudantes a melhorarem os seus resultados escolares. Foram também entregues os prémios de reconhecimento aos jovens que auxiliaram nas atividades de canoagem no âmbito do programa “Férias Ativas”.

A cerimónia do “Dia do Diploma” decorreu no salão polivalente da escola e contou com momentos musicais.

A direção do AERP, professores, encarregados de educação bem como o vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, estiveram presentes neste momento de celebração para testemunharem o sucesso académico que reflete o esforço, empenho, motivação e dedicação dos jovens.

O diretor do agrupamento, João Silva, destacou o facto do polivalente estar cheio e que apesar dos alunos que terminaram o secundário já estarem na faculdade fizeram questão de voltar à escola.

Realçou ainda que os estudantes “elevaram ainda mais o nome da Raul Proença, uma vez que 93% entraram no ensino superior e mais de 50% entraram na primeira opção, o que significa que a escola está a dar as condições para eles atingirem os seus objetivos”.

O diretor do AERP revelou que a equipa da robótica constituída por três alunos foi selecionada para representar Portugal na etapa mundial de olimpíada que terá lugar no próximo mês na Turquia. Os estudantes vão acompanhados por dois docentes. A viagem foi patrocinada pelo Município, que paga metade do valor e a outra metade é assegurada pelo AERP.

O vice-presidente da Câmara desejou a todos “os melhores êxitos na vida, seja para os que continuem os estudos tendo ingressado no ensino superior, seja para aqueles que procuram a inserção no mercado do trabalho”.

Elogiou o trabalho de toda a comunidade educativa, incluindo os “docentes, auxiliares e encarregados de educação, que têm um papel importante”. Também destacou os alunos que querem “aprender e que motivam os professores para ensinar”.

“Cabe ao Município estar presente e prestar a melhor qualidade de vida aos seus munícipes”, apontou.

Joaquim Beato abordou as obras de requalificação da Escola Secundária Raul Proença, que está no trigésimo lugar para receber financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Estamos a falar de uma requalificação de dez milhões de euros e é muito importante para o futuro da escola a sua modernização”, salientou.

No final da sessão o diretor do AERP disse à imprensa que pensava que “nesta altura já estariam a decorrer as obras de requalificação da escola. A informação que tenho é que a verba do PRR esgotou e nós estamos no grupo das trinta. O projeto foi feito, inclusive o estudo da resistência sísmica do edifício, agora só falta o financiamento para as obras iniciarem”, relatou, acrescentando que tem conhecimento de que o Governo prepara um pedido de empréstimo com o Banco Europeu de Investimento para alargar a intervenção de 75 para 400 escolas.  

Até ao final de 2025 a escola tem que ter instalado o Centro Tecnológico Especializado (CTE), um investimento de cerca de um milhão de euros. “Para o CTE temos que fazer no Bloco C obras de adaptação de algumas salas e estamos a trabalhar nisso com o Município”, adiantou o responsável.

Os melhores alunos do 12º ano dos cursos científico-humanísticos no ano letivo 2023/2024 são Eduardo Santos, Miguel Carvalho, Santiago Costa e Teresa Coelho.

Diogo Fernandes recebeu o prémio do melhor aluno do profissional.

Maria Catarina Lalanda venceu o prémio para melhor aluna do 9º ano da Escola Secundária Raul Proença e Margarida Lourenço, foi a melhor da EBI de Santo Onofre.

Do 2º ciclo, Marianna Andriyashyn foi a melhor aluna do 6º ano.

Numa noite de reencontros, os alunos que terminaram o secundário aproveitaram para conviver e houve mesmo quem dissesse que já tinha saudades desta escola. Os professores também manifestaram o orgulho que tiveram em dar aulas a estes alunos, que agora estão noutra etapa.

Raul 2
Alice Bosca, que foi presidente da Associação de Estudantes, foi destacada pelo seu espírito de interajuda relevante na escola
   
 

Últimas Notícias

Francisca Coutinho superou prova cega no programa The Voice

A caldense Francisca Coutinho, de 19 anos, participou no programa The Voice, que dá voz a quem sonha ter uma carreira no mundo da música. Na emissão do passado domingo conseguiu conquistar três dos mentores (Sara Correia, Sónia Tavares e Fernando Daniel) e o público.

Câmara das Caldas dá a conhecer projetos mais relevantes para a cidade

Sob o mote “Uma cidade para o futuro”, o Município das Caldas da Rainha apresentou na passada quinta-feira alguns dos grandes projetos e ideias nas áreas da habitação, mobilidade, infraestruturas, saúde e economia, que passam por investimentos superiores a 40 milhões de euros a realizar até 2030.

Galeria Barata na fábrica Bordalo Pinheiro

Nos dias 25 e 26 de outubro a Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa LVT + Cultura, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pelo Centro de Artes das Caldas da Rainha, realiza o projeto Galeria Barata, uma galeria conceito, efémera, que propõe arte contemporânea a preços acessíveis.

Matilde Figueiredo campeã em Montemor 

Matilde Figueiredo, atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy, conquistou o seu primeiro título em provas de nível B do escalão Sub14. 

1º Torneio Pelicano em ténis de mesa

O Caldas Sport Clube (CSC), através da sua Academia de Ténis de Mesa, vai levar a efeito no dia 26 de outubro, no Pavilhão da Mata – Sala Dr. Calheiros Viegas, o 1º Torneio Pelicano – Cidade Caldas da Rainha.