emissão em direto

Alcobaça passa a ter ensino superior com dois TESP

Decorreu no passado dia 20, nas instalações da EPADRC, a apresentação do projeto Alcobaça HUB, um novo consórcio entre o Município de Alcobaça, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, a Universidade de Coimbra, a EPADRC – Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister e o INIAV (Instituto Nacional de Investigação […]

Decorreu no passado dia 20, nas instalações da EPADRC, a apresentação do projeto Alcobaça HUB, um novo consórcio entre o Município de Alcobaça, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, a Universidade de Coimbra, a EPADRC – Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister e o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), com o objetivo de concretizar o sonho de ter cursos superiores em Alcobaça.

Esta nova formação será lecionada em Alcobaça, sendo os espaços formativos partilhados entre as instalações do CESUCA (Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça) e a EPADRC (Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister), bem como, os campos experimentais do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Herminio Rodrigues, “Alcobaça viveu hoje um dia verdadeiramente histórico. O lançamento deste consórcio é o culminar de um trabalho de décadas para trazer o ensino superior para Alcobaça. Este dia é dedicado ao Dr. Gonçalves Sapinho que foi quem iniciou esta longa caminhada, lado a lado com a Universidade de Coimbra. Mas só foi possível chegar até aqui com o contributo de todos os parceiros deste consórcio: a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Santarém, a EPADRC e o INIAV. Graças ao espírito de colaboração e entreajuda de todas as entidades, conseguimos finalmente materializar um sonho antigo dos alcobacenses. Está dado aqui o primeiro passo para a criação do futuro Campus de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica de Alcobaça”,

Para diretora da EPADRC, Paula Malojo, “esta escola já merecia este desafio e esta valorização. Hoje honramos verdadeiramente a história do ensino público em Portugal, que se iniciou precisamente no Mosteiro de Alcobaça, a 11 de janeiro de 1269. Ao longo da sua história, a EPADRC tem sido uma referência em matéria do ensino profissional, vocacionado para áreas onde o concelho de Alcobaça dá cartas a nível internacional. Este consórcio tem o condão de juntar as instituições de ensino profissional, de ensino superior e de investigação científica, ao setor empresarial e, sobretudo, à vontade política, que é determinante para qualquer projeto. Neste contexto, felicito o sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, pela sua iniciativa, sem a qual nada disto seria possível. A EPADRC dará seguramente uma resposta assertiva a este grande desafio.”

O Pró-Reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Mendonça, destacou “as dificuldades sentidas por muitas famílias no atual contexto económico que, em muitos casos, impede o acesso às Universidades, tendo em conta os custos de deslocação e alojamento. Com este consórcio, a Universidade de Coimbra dá um sinal muito claro que pretende levar os seus cursos para os territórios, abrindo o leque de oportunidades a mais estudantes e a mais famílias. Este consórcio é único a nível nacional pois integra toda a cadeia de valor dos setores agrícolas e gastronómicos: a formação, a investigação e a sua implementação a nível empresarial.”

“Apelo a todos os alcobacense para acarinharem este projeto. A partir deste momento toda a direção do Politécnico de Santarém e da Escola Superior Agrária de Santarém passará a ser “alcobacense de gema” pois vamos investir todo o nosso saber e capacidade neste consórcio que tem tudo para ser bem sucedido”, frisou João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém. Um apelo reiterado por Margarida Oliveira, Diretora da Escola Superior Agrária de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém: “este é um projeto piloto que será com certeza replicado noutros territórios. A aproximação entre a formação superior e as empresas é o que a torna única e será um fator decisivo para o seu sucesso. Este trabalho é dedicado a todos os jovens que se encontram aqui presentes nesta apresentação mas também para todos os que poderão vir a escolher estes novos caminhos para o seu futuro profissional.”

Rui Sousa, coordenador do INIAV sublinhou o “total envolvimento da instituição nestes projetos de grande potencial”, disponibilidade também demonstrada por Maria do Carmo Martins, Secretária-Geral do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional: “o COHTN já é, há muitos anos, um parceiro de todas estas entidades. Destaco, em particular, o Município de Alcobaça, que tem demonstrado, na pessoa do Sr. Presidente, uma forte dinâmica no desenvolvimento deste território.”

Últimas Notícias

Academia de Música de Óbidos em concerto

O Grande Concerto Anual de Professores da Academia de Música de Óbidos terá lugar no Auditório Municipal Casa da Música, em Óbidos, no dia 23 de novembro, às 21h00, e no dia 24 de novembro, às 16h00.

Governo prevê 265 milhões de euros para o Hospital do Oeste

Em nota explicativa relativa ao Orçamento do Estado, o Ministério da Saúde esclareceu a Assembleia da República de que se encontra prevista uma dotação de 265 milhões de euros (265.176.000 euros) para a construção do Novo Hospital do Oeste, mais o equipamento.

Protesto contra a inexistência de médicos de família

A inexistência de médicos de família, situação que afeta perto de treze mil pessoas, levou no passado sábado a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral a realizar uma marcha de protesto desde o estabelecimento de saúde até à Praça do Município. O evento contou com cerca de meia centena de participantes.