O Partido Socialista foi a votos para as suas Federações Distritais. No distrito de Leiria apresentaram-se duas listas, tendo vencido a encabeçada por Gonçalo Lopes, que assim sucedeu a Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara da Nazaré e atual deputado parlamentar.
A Lista A era liderada por Teresa Coelho, ex-secretária de estado das Pescas, e a Lista B por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, com o apoio da presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas e do presidente da Junta de Freguesia de Marrazes, que também tinham anunciado a sua intenção de se candidatar à Federação do PS de Leiria.
Foi uma campanha intensa de duas candidaturas que, tendo os mesmos princípios ideológicos, defendiam formas diferentes de fazer política, métodos e procedimentos.
A lista B contou com o apoio de todos os presidentes de Câmara socialistas do distrito de Leiria e ganhou por uma larga vantagem o número de delegados eleitos ao congresso e na eleição direta para presidente da Federação, Gonçalo Lopes obteve 58,5% dos votos e Teresa Coelho 41,5%.
Passado o período da eleição, foi apresentada ao Congresso do passado dia 12 uma lista única, composta por representantes das duas listas.