emissão em direto

Conferência sobre “Ameaças Populistas” e “Democracia Participativa”

O Município do Cadaval marcou presença, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Valongo, na 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), subordinada ao tema “Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com as Comunidades Participativas”.

O Município do Cadaval marcou presença, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Valongo, na 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), subordinada ao tema “Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com as Comunidades Participativas”.

A autarquia foi representada por Ana Bijóias Mendonça, técnica superior de ambiente, que participou ativamente nas diversas palestras e nos grupos de trabalho.

Os fóruns e debates da Conferência de 2024 do OIDP foram dedicados a identificar formas e mecanismos de democracia que melhor defendam as comunidades da entropia causada pela desinformação e pelas ameaças populistas atuais, tendo por base cinco eixos temáticos: Os desafios que os novos populismos colocam à democracia participativa; As ameaças e oportunidades da inteligência artificial; O potencial e as oportunidades da tecnologia cívica; As boas práticas dos processos participativos inclusivos; As apostas na transparência e na governação aberta.

O evento congregou centenas de participantes, de todos os continentes. O OIDP é uma rede internacional que engloba mais de mil cidades, organizações, centros de investigação e universidades, órgãos governativos e instituições públicas, bem como, outras entidades, que implementam e partilham experiências de democracia participativa a nível local, em todo o mundo.

Últimas Notícias

Grupos de trabalho planeiam combate à pobreza e a exclusão social

A 17 de outubro assinalou-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Município de Caldas da Rainha promoveu o Plenário do Conselho Local de Ação Social, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde se desenvolveram grupos de trabalho para a concretização e atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social.

Francês ferido em queda em veleiro teve de ser hospitalizado

Um francês de 68 anos que ia a bordo de um veleiro com outro tripulante ficou com ferimentos após uma queda na embarcação e teve de ser hospitalizado, quando se encontrava na manhã desta sexta-feira a cerca de nove milhas náuticas (aproximadamente 17 quilómetros) a norte do Cabo Carvoeiro, na área da capitania de Peniche.

Agrediu companheira e polícias

Um homem de 31 anos foi detido na Nazaré por violência sobre a companheira de 49 anos e por agressão a polícias. A vítima e um dos agentes tiveram de receber tratamento hospitalar.

“Fronteiras” será o tema do Fólio em 2025

A 10ª edição do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos vai ter como tema “Fronteiras”, o qual pretende ser “uma reflexão sobre os limites que cruzamos, questionamos e superamos”, segundo explicou o presidente da Câmara, Filipe Daniel, na cerimónia oficial de encerramento do evento, que terminou a 20 de outubro.