Os órgãos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, eleitos no dia 30 de setembro, para um mandato de quatro anos, tomaram posse na noite da passada segunda-feira, tendo o presidente da direção, Mário Minez, manifestado que pretende avançar com a construção de um novo edifício sede, composto também por um auditório com cerca de 500 lugares, por forma a dar resposta às necessidades dos bombeiros e do concelho.
“Com um novo edifício poderemos libertar algumas salas atuais no quartel, e reestruturá-lo por forma a dar resposta às necessidades atuais e com vista a salvaguardar algum crescimento mais”, explicou.
“Atualmente verificamos que cerca de 45% dos nossos operacionais são não residentes no concelho. Por um lado deixam-nos orgulhosos porque nos terem preferido, mas preocupados, porque no futuro poderão optar pelo corpo de bombeiros do seu concelho e deixar-nos desfalcados”, manifestou o dirigente, adiantando que “o nosso foco será sempre dar suporte e condições aos nossos bombeiros para que possam proceder ao socorro no nosso concelho, quer com aquisição de mais equipamentos individuais de proteção e novos equipamentos de suporte ao socorro, e melhorar a frota de socorro e as condições no quartel”.
Mário Minez relatou que o quartel, quando foi construído, “não foi pensado para a dimensão atual, mais de 100 operacionais, dos quais mais de 30 são elementos femininos”. “Terá dado resposta às necessidades do momento, atualmente encontra-se completamente desajustado, com falta de espaço nas camaratas para ambos os géneros, em especial nos elementos femininos, que na altura seriam menos de meia dúzia”, sublinhou.
O presidente agradeceu também às diversas entidades que contribuem através de protocolos e contributos para o crescimento da instituição, “em especial, ao Município pela continuidade do suporte financeiro que nos dá condições de podermos envolver em projetos mais arrojados”.
O comando da corporação foi igualmente elogiado “por ter adotado a nossa metodologia de planeamento anual, que facilita imenso a gestão por parte da direção na aquisição de materiais e equipamentos”.
A acompanhar Mário Minez na direção estão os vice-presidentes Vítor Pascoal, André Luís, António Silva e Júlio Manuelito.
No conselho fiscal está Albino Sousa como presidente, Jorge Ribeiro como vice-presidente e Paulo Duarte como relator.
Na assembleia geral, para além de José Machado como presidente, está Bruno Duarte como vice-presidente, Francisco Bracinha como secretário, Pedro Luís e Luís Pereira como vogais, e Fernando Sousa como suplente.
“No mandato que agora se inicia será celebrado o centenário dos Bombeiros de Óbidos, com o contributo do livro sobre a história desta associação, publicado o ano passado. Há que prosseguir e aprofundar ações em curso, com a colaboração de todos, incluindo a Câmara Municipal”, indicou José Machado.
Na cerimónia estiveram presentes autarcas e representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.