emissão em direto

Peniche volta a celebrar o mar no mês de novembro

O Município de Peniche, no âmbito do Dia Nacional do Mar, apresenta um programa diversificado que visa a promoção de vida saudável, uma educação de qualidade, a sustentabilidade ambiental e o envolvimento da comunidade, e de 2 a 28 de novembro são várias as iniciativas desportivas, culturais e gastronómicas.

O Município de Peniche, no âmbito do Dia Nacional do Mar, apresenta um programa diversificado que visa a promoção de vida saudável, uma educação de qualidade, a sustentabilidade ambiental e o envolvimento da comunidade, e de 2 a 28 de novembro são várias as iniciativas desportivas, culturais e gastronómicas.

O programa de “Novembro, Mês do Mar” iniciou com o workshop “Vamos conhecer e jogar com os objetivos para o desenvolvimento sustentável – ODS 14 – Proteger a vida marinha”. Uma oficina para toda a família e comunidade, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Peniche em parceria com o Geoparque do Oeste e a Ribo.

O espetáculo Maré realiza-se no Auditório Central do Conhecimento, na Central – CCI, pelas 21h30, em jeito de conclusão da celebração do Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro. Será de entrada gratuita, mas limitado ao espaço existente, numa organização da Câmara Municipal de Peniche, a Mútua Dos Pescadores e Sons Vadios.

Através da música, videografia e literatura, convida-se o público a embarcar numa viagem por diversas comunidades piscatórias do país, numa homenagem à vida e ao trabalho dos pescadores. É antecedido de uma oficina de canto.

De referir, ainda, as competições desportivas, nomeadamente a Finalíssima Nacional do Campeonato Nacional de Surf de Esperanças Sub-16 (dias 9 e 10), e a última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open e Feminino (dias 16 e 17 de novembro).

Haverá também espaço para a exposição “Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora”, de Ana Pêgo (dia 15) conferências (dias 15 e 16) e oficinas variadas (dias 2, 15 e 28), uma atuação dos alunos da Escola Secundária de Peniche (dia 16), showcooking com o Geoparque Oeste (entre os dias 11 e 15) e animação infantil com hora do conto e ateliê criativo de reutilização de lixo marítimo (dia 21).

Para a vereadora Ana Rita Petinga, “Peniche é mar e as iniciativas dinamizadas destacam a importância que o mar tem para a história e para identidade deste nosso território, atraem vários interesses, várias gerações e acima de tudo envolvem a comunidade, vários setores e entidades, o que impulsiona o território aos mais variados níveis”.

A abrangência de temas e iniciativas visa sensibilizar para a sustentabilidade e consciencializar as gerações futuras para a necessidade de preservar o mar.

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.