É uma arte com mais de meio século de existência e pode começar a ser aprendida e executada a partir do próximo sábado, num atelier lançado pela Biblioteca Municipal de Óbidos, em parceria com a Associação “Bordar Óbidos”.
A primeira sessão do atelier, concebido para envolver novos talentos nesta arte de saber-fazer e para eternizar a tradição dos bordados e da tapeçaria local, realiza-se entre as 15h00 e as 18h00, no Convento de São Miguel (Gaeiras), sendo que as sessões seguintes terão lugar às terças-feiras, das 19h30 às 22h30.
“Este projeto procura divulgar um conjunto de valores patrimoniais e culturais do concelho através das artes – nomeadamente do bordado e da tapeçaria. Nasce precisamente da necessidade de alimentarmos e perpetuarmos a cultura popular junto da comunidade e, sobretudo, junto de crianças e jovens, cada vez mais alheados deste contexto, o que tem enfraquecido a transmissão do conhecimento, neste caso, do saber-fazer”, explica Margarida Reis, vereadora da Cultura do Município de Óbidos.
A participação nas sessões é gratuita. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail biblioteca@cm-obidos.pt.
O atelier será dinamizado por Florentina Santos, Rosário Garcia, Sylvie Simão e Vicência Almeida (no Bordado de Óbidos), e por Manuel Madureira (Tapeçaria de Óbidos).