emissão em direto

Multiculturalidade celebrada em Santa Catarina

No âmbito do Plano Cultural de Escola, no dia 31 de outubro realizou-se na Escola Básica de Santa Catarina uma exposição multicultural, dedicada às celebrações de diferentes culturas.

No âmbito do Plano Cultural de Escola, no dia 31 de outubro realizou-se na Escola Básica de Santa Catarina uma exposição multicultural, dedicada às celebrações de diferentes culturas.

Esta atividade foi promovida pela Biblioteca Escolar e dinamizada em articulação com as disciplinas de Inglês, Espanhol e Educação Moral e Religiosa Católica.

O evento incluiu temas como o Halloween, comemorado nos países anglófonos, o Día de los Muertos, uma tradição mexicana rica em simbolismos e cores, e o Pão por Deus, uma tradição portuguesa com profundo significado cultural.

Além dos elementos visuais, a exposição contou com objetos artesanais inspirados nas diferentes tradições. O Halloween, com decorações típicas, como bruxas, vassouras e fantasmas; o Pão por Deus português foi representado com cestas de broas, frutos secos e doces, simbolizando gratidão; o Día de los Muertos mostra um altar decorado com caveiras coloridas, velas e fotos de entes queridos, simbolizando a ligação entre vivos e falecidos.

O evento fomentou o respeito pelas tradições e diversidade cultural.

No final, houve uma partilha de Pão por Deus entre todos os presentes, reforçando o espírito de união e solidariedade.

Últimas Notícias

Academia de Música de Óbidos em concerto

O Grande Concerto Anual de Professores da Academia de Música de Óbidos terá lugar no Auditório Municipal Casa da Música, em Óbidos, no dia 23 de novembro, às 21h00, e no dia 24 de novembro, às 16h00.

Governo prevê 265 milhões de euros para o Hospital do Oeste

Em nota explicativa relativa ao Orçamento do Estado, o Ministério da Saúde esclareceu a Assembleia da República de que se encontra prevista uma dotação de 265 milhões de euros (265.176.000 euros) para a construção do Novo Hospital do Oeste, mais o equipamento.

Protesto contra a inexistência de médicos de família

A inexistência de médicos de família, situação que afeta perto de treze mil pessoas, levou no passado sábado a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral a realizar uma marcha de protesto desde o estabelecimento de saúde até à Praça do Município. O evento contou com cerca de meia centena de participantes.