emissão em direto

Antigos alunos da ESAD.CR criam projeto de design inovador

Bora foi apresentado no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, nas Caldas da Rainha, no dia 9 de novembro, por quatro amigos e designers independentes.

Bora foi apresentado no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, nas Caldas da Rainha, no dia 9 de novembro, por quatro amigos e designers independentes.

O nome Bora surgiu espontaneamente numa vontade de fazer algo em conjunto. Eneida Tavares, Jorge Carreira, João Xará e Samuel Reis são os criadores deste projeto. Partiram da experiência de cada um para juntar forças e criar uma marca de mobiliário, iluminação e acessórios para a casa.

Eneida Tavares vive e trabalha nas Caldas da Rainha na sua própria  oficina desde 2016. É formada em Design de Produto pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e desenvolve projetos em nome próprio e em colaboração para várias marcas portuguesas.

João Xará é formado em Design de Ambiente e Produto pela ESAD.CR e além de participar em várias feiras e exposições, e colaborar em vários projetos, leciona ainda Design de Produto e Tecnologias na Escola Artística António Arroios, em Lisboa. 

Jorge Carreira é licenciado em Design Industrial e mestre em Design de Produto. Trabalha na ESAD.CR e tem participado em várias exposições e feiras de design pela Europa.

Samuel Reis leciona na ESAD.CR, onde se formou  em Design Industrial e prosseguiu estudos no mestrado em Design de Produto. É um dos fundadores e membro da direção da Associação DOC – Design, Ofícios e Cultura e tem ainda o cargo de formador profissional desde 2020 no Cencal na área do vidro e da madeira. 

“Somos antigos alunos da ESAD.CR – licenciados e mestrados – estudámos juntos e somos amigos. Já fazemos isto há algum tempo dentro de outras atividades”, referiu Samuel Reis. Nunca deixaram de criar os seus próprios produtos, só faltava “uma montra para mostrar”.

A marca já está a ser preparada há cerca de um ano, desde as fotografias, escolha dos produtos e desenvolvimento do site. A preparação da inauguração aconteceu numa semana. 

Sendo um coletivo, segundo Jorge Carreira, há “quatro pessoas a investir, a pensar, a trabalhar” numa identidade.

Os materiais que fazem parte dos produtos são trabalhados regularmente: o vime, o barro vermelho, vidro, metal, cerâmica, entre outros. “São materiais com os quais já trabalhávamos, porque aprendemos na escola e em formações”, acrescentou Samuel Reis.

O designer indicou ainda que a formação lhe permitiu projetar os objetos que queria concretizar, conhecer os materiais com que iria trabalhar e construir posteriormente os produtos.

A marca Bora não tem loja fixa, uma vez que os quatro designers têm a sua vida profissional. “Esta marca é um projeto  paralelo, com loja online”, referiu Jorge Carreira.

Os designers estarão presentes num encontro de várias marcas em Martinhal, Sagres, visando fazer mais apresentações no futuro. A partir do site é possível chegar a cada um dos designers individualmente e à marca em si: www.boradesign.pt.

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.