No âmbito do Projeto Erasmus+, os professores de Informática do Agrupamento de Escolas Raul Proença, Luís Fernandes e Sónia Rodrigues, participaram na primeira fase de preparação de um estágio profissional com a duração de 60 dias na Alemanha.
Este projeto é destinado aos alunos que estão atualmente no terceiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, tendo a candidatura sido submetida pela professora Maria João Duarte, que já não se encontra a lecionar neste agrupamento.
Em janeiro de 2025, uma organização alemã receberá 16 alunos para o estágio profissional. As atividades serão financiadas pelo projeto Erasmus VET, sendo o lema proposto “Aprender novas habilidades e tecnologias é a chave para o sucesso!”.
Os alunos terão a oportunidade de praticar competências técnicas em diversas áreas do conhecimento do seu curso profissional, incluindo modelação e impressão 3D, instalação e gestão de redes e sistemas informáticos, instalação e manutenção de sistemas de domótica, gestão de projetos de robótica, programação de microcontroladores, criação e impressão de placas PCB, desenvolvimento de jogos e desenvolvimento de sites e software.
O programa permitirá ainda que os alunos conheçam a realidade de um país diferente, visitando localidades como Berlim, Leipzig e Schkeuditz.
“As relações interculturais, a partilha de experiências com estudantes de outros países, também envolvidos no programa, o contacto com diferentes realidades e a aprendizagem com mentores locais, serão uma mais-valia no seu percurso escolar e na formação pessoal dos nossos jovens”, manifestam os docentes Sónia Rodrigues e Luís Fernandes, que se reuniram com Johanna Neumann, coordenadora de projetos da Vitalis Betreuungsgesellschaft für Modellprojekte mbH, em Schkeuditz, na Alemanha, a 29 de outubro, numa visita preparatória do estágio.