A rede de água e saneamento do concelho de Alcobaça, está a ser renovada, num investimento de 1,3 milhões de euros.
O investimento está a ser feito através dos Serviços Municipalizados de Alcobaça e contempla o alargamento e renovação das infraestruturas de água e saneamento do concelho.
Em comunicado, a autarquia informou que, nas últimas semanas, foram assinados três autos de consignação de obras que, no conjunto, ascendem a perto de 1,3 milhões de euros.
O maior investimento, no valor de 613 mil euros, contempla a substituição da conduta elevatória da zona baixa de Alcobaça.
A intervenção, com a duração de 12 meses, prevê a substituição da atual conduta adutora entre a captação e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Chiqueda, bem como o reservatório do Castelo. No troço que atravessa a localidade de Chiqueda será também reabilitada a via rodoviária, de acordo com um resumo da empreitada a que a agência Lusa teve acesso.
A construção da rede de esgotos nas localidades de Martingança e Pataias absorverá o segundo maior investimento, no montante de 474 mil euros.
Esta verba contempla a colocação de coletores em ambos os lados da Estrada Nacional (EN) 242 e arruamentos adjacentes, com os respetivos ramais domiciliários.
Por último, a substituição da Rede de Abastecimento de Água na Rua Rei da Memória, na freguesia da Benedita, terá um investimento na ordem dos 200 mil euros.
A intervenção, com a duração de 12 meses, incidirá na EN8/6, na vila de Benedita, entre a rotunda da entrada da vila (lado norte) e o Largo Padre José António da Silva.
“Estas empreitadas são há muito aguardadas e reivindicadas pelas populações locais. Temos introduzido melhorias graduais muito significativas nas nossas redes de água e saneamento, procurando dar uma resposta cada vez mais eficaz. Novos investimentos serão brevemente anunciados”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.