A próxima Campanha Nacional de Recolha de Alimentos em supermercados será nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.
Na região Oeste, que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche, o produto da campanha será distribuído localmente às cerca de dez mil pessoas com carências alimentares comprovadas, através das 62 instituições de solidariedade social parceiras do Banco Alimentar do Oeste.
A missão dos Bancos Alimentares é lutar contra o desperdício, recuperando excedentes para os levar a quem tem carências, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário se associam a esta causa.
Para os cabazes é necessário leite, arroz, massa, azeite, óleo, atum, salsichas, leguminosas, bolachas e cereais para o pequeno almoço.
Existe ainda a Campanha Ajuda Vale, de 28 novembro a 8 de dezembro, através de vales de produtos seleccionados. Ao realizar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
Na Campanha Online, a plataforma www.alimentestaideia.pt permite a doação de alimentos online e assim a participação de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online.