O Centro de Alto Rendimento para o Badminton em Caldas da Rainha foi palco entre 22 e 24 de novembro dos Internacionais de Portugal Sub17 em badminton e o rescaldo para as cores nacionais é muito positivo, saldando-se na obtenção, pelo segundo ano consecutivo, de três títulos em cinco possíveis.
Rafaela Silva e Maribel Sousa juntam os seus nomes na história do torneio ao de Tiago Berenguer, já vencedor em edições anteriores.
O jovem madeirense, recém sagrado campeão nacional de seniores com apenas dezasseis anos, obteve a terceira vitória consecutiva na prova de singulares masculinos nos Internacionais de Portugal Sub17, derrotando na final César Rodrigues. Tiago Berenguer encerra o seu percurso de sub17 como o atleta mais bem sucedido na história da competição, com três vitórias em quatro participações, presença essa que começou com um terceiro posto em 2021 com apenas treze anos, consumando mais um marco relevante na sua carreira.
Em singulares femininos, Maribel Sousa já tinha feito história ao ser a primeira portuguesa a alcançar a final desta competição. Apesar de toda a entrega, não foi capaz de derrotar a ucraniana Polina Prykhodko.
Mas havia mais história para ser escrita por atletas portuguesas. Maribel Sousa e Rafaela Silva conquistaram a prova de pares femininos, depois de vencerem no jogo decisivo as francesas Clea Baque e Celeste Dalidet, tornando-se o primeiro par senhora português a vencer o U17 Portugal Open. Ainda nesta prova, realce para o terceiro lugar alcançado pela portuguesa Elisabete Horban em parceria com a atleta radicada em Portugal, Veronika Tepliakova.
A terceira vitória nacional chegou no evento de pares mistos. Tiago Berenguer e Rafaela Silva conquistaram o segundo ouro na sua conta pessoal ao derrotarem o par formado pelo francês Soren Marion Gothsener e a inglesa Anna Stewart.
A única prova em que Portugal não conseguiu alcançar a final foi na variante de pares masculinos, disputada por dois pares de França e conquistada pela dupla Keenan Briere/Soren Marion Gothsener perante Alexandre Douillard-Guennou/Aurelien Nurit.