emissão em direto

Comemorações do Dia Mundial da Oliveira na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

No âmbito do projeto ‘Olive4All’, liderado em Portugal pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Politécnico de Leiria, foi assinalado o Dia Mundial da Oliveira, celebrado anualmente a 26 de novembro, tendo nas Caldas da Rainha a comemoração acontecido na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

Sensibilizar os consumidores para a importância do património oleícola e olivícola é o propósito da Rede Nacional de Eventos Comemorativos do Dia Mundial da Oliveira, que contou com a dinamização de 113 atividades em 32 concelhos, com o envolvimento de 80 organizações, entre municípios, olivicultores, museus, institutos politécnicos e associações culturais.

“A oliveira é um símbolo de paz entre os homens e um símbolo da atividade humana em paz com a natureza. Com a promoção destes eventos em rede, que envolvem a cooperação de dezenas de entidades de norte a sul do país, pretendemos dar um impulso significativo à valorização do património olivícola, à literacia no domínio oleícola e ao olivoturismo como novo produto turístico de nicho”, explicou Francisco Dias, professor do Politécnico de Leiria e coordenador nacional do projeto.

Entre as atividades estiveram provas sensoriais de azeite, palestras e mesas redondas, visitas a lagares de azeite, tibornadas/jantares pedagógicos, visitas a olivais de oliveiras centenárias ou milenares, sessões de exibição de filmes sobre património olivícola, visitas a museus do azeite, exposições artísticas, ações de apanha da azeitona, atividades literárias ou criativas, workshops de culinária, iniciativas de plantação de oliveiras e uma iniciativa de apadrinhamento de oliveiras.

O projeto ‘Olive4All’ está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Universidade de Avignon (França), pelo Politécnico de Leiria (Portugal) e pela Universidade de Salónica (Grécia), tendo como objetivos “sensibilizar as comunidades rurais e urbanas para a importância do património olivícola e oleícola, através de ações que destacam os seus benefícios para a sociedade contemporânea”.

Assume ainda a missão de inventariar o património olivícola/oleícola dos três países, mapeando os seus vários protagonistas e investigando as múltiplas dimensões associadas à valorização deste património, nomeadamente através de um turismo responsável.

Na EHTO foram realizadas provas de azeite conduzidas por Mariana Matos, da Casa do Azeite, aos alunos dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha e Técnico de Cozinha/Pastelaria, e houve um almoço temático no restaurante pedagógico da escola com salada quente de polvo em azeite aromatizado, tiborna de bacalhau, lombinho de porco folhado com pasta de azeitona e cogumelos, e pudim de azeite e mel com crocante de azeite.

Uma atividade cultural desenvolvida por alunos da EHTO, orientada pela professora Raquel Monteiro, uma mesa redonda com o tema “A evolução da produção da oliveira e do azeite em Portugal” e a confeção de biscoitos de azeite, completaram o dia.

Entretanto, no dia 3 de dezembro, na EHTO, houve uma partilha de saberes e sabores de confrarias gastronómicas, com a Colegiada Nossa Senhora da Anunciação – Aguardente da Lourinhã, Confraria da Sopa do Vidreiro – Marinha Grande, Confraria do Frango na Púcara – Alcobaça e Confraria do Arroz-doce – Coimbra. Foi também feita a apresentação da aguardente DOC da Lourinhã e houve um almoço.

A EHTO vai desenvolver atividades de cariz social nos dias 5 e 11 dezembro e o tradicional Workshop de Natal a 12 de dezembro, das 19h00 às 23h00, onde se fará cozinha e pastelaria de natal, como creme de castanhas e morcela, trouxa de bacalhau, codorniz com sabores do Oeste, sonhos, rabanadas, tronco de natal e tarte de queijo e frutos silvestres.

Últimas Notícias

Teatro com alunos da ESAD.CR

“A Cidade”, de Lula Anagnostáki, é o espetáculo de teatro que sobe ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha no dia 24 de janeiro às 21 horas e dia 25 às 19 horas, no âmbito do Projeto Final do 3º Ano da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

Apanhado com vestuário falsificado e munições proibidas

Peças de vestuário contrafeito (uma falsificação ou réplica do produto de outra empresa) e munições proibidas foram apreendidas a um homem de 55 anos no concelho de Peniche, no âmbito de uma investigação da GNR pelo crime de ameaças que decorria há cerca de dois meses.

Mostra “Elas Fazem Filmes”

“Tornar-se um homem na Idade Média”, é a curta-metragem de 22 minutos, de Isadora Neves Marques, que é exibida no dia 29 de janeiro, às 18h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da Mostra “Elas Fazem Filmes”.