emissão em direto

Inaugurada Casa do Pai Natal no Céu de Vidro

O Pai Natal chegou às Caldas no passado sábado, onde inaugurou a sua casa no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I. Um espaço que partilha com o Duende Plim, que volta às Caldas da Rainha para contar histórias às crianças.

Neste espaço vai haver animação, teatro, música e ateliers para todas as idades. A Casa do Pai Natal pode ser visitada gratuitamente de 6 a 8 de dezembro e de 13 a 30 de dezembro, das 10h00 às 19h30, e nos dias 24 e 31, das 10h00 às 17h00.

A inauguração foi o ponto de partida da programação de natal dinamizada no Parque pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

Segundo o presidente da união de freguesias, Pedro Brás, este ano o espaço dedicado ao natal está mais reduzido por questões orçamentais. “Fizemos muitas obras e o dinheiro não chega para tudo, mas quisemos fazer na mesma algo no natal. Quisemos fazer pouco, mas com bastante qualidade”, revelou o autarca.

O orçamento total da iniciativa é de 30 mil euros. “Não pedimos nada ao Município, o que não quer dizer que possamos receber algum apoio”, adiantou Pedro Brás. “Queremos apostar mais no evento da páscoa”, sublinhou.

Para além do espaço no Céu de Vidro, a União de Freguesias voltou a decorar o coreto e colocou uma árvore de natal flutuante no lago. Na Casa dos Barcos está a funcionar um mercadinho com artesãos locais onde podem ser compradas “prendas com amor”. O Mercado do Parque está a funcionar todos os dias, das 10h00 às 19h00.

Na inauguração, a vereadora Conceição Henriques, no âmbito do seu pelouro da Ação Social, lembrou o “caráter universal do natal e de como ele nos deve convocar a receber bem todos, a mostrar a todos quais são as nossas tradições e a respeitar as tradições que trazem”.

A autarca considera que as pessoas que vieram para as Caldas de países com culturas diferentes, acabam por “ficar encantados com a magia do nosso natal”.

O vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, quis deixar uma mensagem de amor e “da forma como conseguimos ser mais sensíveis uns para os outros” durante esta época.

Duas mensagens que o presidente da Câmara, Vitor Marques, subscreveu, utilizando a velha máxima de que “o natal é sempre que um homem quiser” para pedir que todos tenham esse espírito de inclusão e amor também durante o resto do ano.

Vitor Marques elogiou o espaço criado pela união de freguesias no Céu de Vidro e a forma como há vários apontamentos de natal no Parque, tal como a autarquia fez por toda a cidade.

Durante a tempestade de 22 de novembro, uma árvore caiu junto ao lago do Parque, perto da Casa dos Barcos. Embora não tenha causado danos, a zona está vedada enquanto não for assegurada a segurança de uma outra árvore que está no local