emissão em direto

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

Em abril deste ano, foi suspensa a circulação ferroviária no troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, imprescindível para permitir a realização dos trabalhos no túnel da Sapataria. Esta intervenção, que envolveu a reabilitação e reforço estrutural e o aumento da altura livre no interior do túnel, de forma a permitir a instalação da catenária de alimentação elétrica dos comboios, foi concluída no decorrer do mês de novembro.

As restantes intervenções, ao longo do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, estão praticamente finalizadas, tendo a IP desenvolvido as previstas ações de verificação da conformidade da infraestrutura. Todavia, no decorrer das referidas verificações, foram identificados diversos locais alvo de atos de vandalismo e furto de materiais.

A IP disse continuar “empenhada na execução dos trabalhos de substituição, reparação e reabilitação dos equipamentos alvo de furto e vandalismo, no sentido de voltar a garantir, com a maior brevidade possível, as adequadas condições de circulação e segurança para a reposição do serviço de transporte ferroviário de passageiros aos milhares de utilizadores da Linha do Oeste”.

Prevê-se que, até final deste mês, estejam concluídos os trabalhos de reposição dos cabos de sinalização das passagens de nível, permitindo a colocação ao serviço do troço Malveira-Torres Vedras. Neste sentido, foi acordado entre a IP e a CP – Comboios de Portugal o restabelecimento do serviço de comercial de transporte ferroviário de passageiros, neste troço, a partir do dia 5 de janeiro de 2025.

Face à extensão dos danos verificados na estação de Meleças, os trabalhos vão ainda prolongar-se, prevendo-se que a reabertura à exploração ferroviária do troço Mira-Sintra-Meleças e Malveira possa ocorrer durante o mês de fevereiro.

De forma a minimizar os impactos decorrentes deste constrangimento, durante todo o período de interrupção e até que seja reposto o serviço ferroviário em toda a extensão da Linha do Oeste, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos.

Últimas Notícias

Óbidos Vila Gaming vai acolher projeto europeu dedicado à diversidade e inclusão

O projeto europeu “Sound of Diversity”, financiado pelo programa CERV da União Europeia, inicia oficialmente a atividade em Óbidos, entre os dias 9 e 11 de maio, durante o evento Óbidos Vila Gaming – uma das maiores celebrações nacionais dedicadas ao gaming e à cultura pop, que atrai anualmente milhares de visitantes à vila.