emissão em direto

Casa das Conchas acolheu mais de 9300 visitantes em 2024

A Casa das Conchas, localizada na Avenida do Mar, na Foz do Arelho, registou mais de 9300 visitantes em 2024, disse ao JORNAL DAS CALDAS, Ana Leal, membro do Conselho da Cidade.

Este espaço, que alberga a maior coleção de conchas do país em lugar público, tem-se afirmado como uma referência nacional no mundo da malacologia.

“Foram feitas doações de conchas e corais por pessoas, colecionadores e a título póstumo que veem neste espaço o local apropriado para depositarem o que em vida recolheram com carinho”, destacou Ana Leal.

Para além das doações de conchas, muitos visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, têm manifestado interesse em contribuir com areias das praias das suas regiões de origem. “Estas doações ajudam a enriquecer a coleção de areias da Casa das Conchas”, explicou.

O espaço vai encerrar no princípio deste ano para dar lugar a obras que permitirão criar uma nova área expositiva e reorganizar o atual espólio, integrando as peças recentemente doadas e adquiridas pela Junta de Freguesia da Foz do Arelho. A reabertura está prevista para o início de março.

O novo espólio deverá incluir representações de 66 famílias, mais de 1400 espécies e cerca de 10 mil exemplares expostos, para além de estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, corais, caranguejos, fósseis e outras curiosidades marítimas. Estes números reafirmam a importância do espaço como um “polo de conservação e divulgação da biodiversidade marinha”.

Desde a sua inauguração em 2022, a Casa das Conchas tem superado todas as expetativas, quer no número de visitantes, quer no impacto gerado na comunidade. Ana Leal vincou o orgulho que os habitantes da Foz do Arelho sentem por este pequeno espaço, que conseguiu afirmar-se como uma atratividade única na região.

Em 2023, o espaço já tinha sido ampliado com uma nova sala expositiva, numa obra avaliada em cerca de dez mil euros, cuja reabertura em maio trouxe ainda mais visibilidade. “Este projeto combina a qualidade da coleção com uma localização privilegiada, fatores que contribuem para o seu sucesso”, referiu Ana Leal.

Com um impacto positivo não só no turismo local, mas também na preservação do património natural, a Casa das Conchas promete “continuar a ser um ponto de encontro para os amantes da malacologia e da biodiversidade marinha”.

 

Últimas Notícias

Executivo municipal obidense ouviu cantar as “Janeiras”

Alunos do Coro Infantil das escolas de Óbidos, acompanhados por alguns utentes do programa municipal “Melhor Idade”, juntaram-se na passada segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para cantar as “Janeiras” e desejar um feliz ano novo ao executivo municipal e à comunidade obidense.

Município reforça parceria com os bombeiros

A Câmara Municipal do Cadaval e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval formalizaram um novo protocolo de cooperação, consolidando a parceria existente entre as duas entidades.

Sporting das Caldas vence em casa no nacional de voleibol juvenil

As atletas do Sporting Clube das Caldas (SCC) receberam a equipa do RC Santarém no Pavilhão Raúl Jardim da Graça, em Caldas da Rainha, na manhã de 5 de janeiro, na segunda volta da primeira fase do campeonato nacional. Com uma vitória convincente por três sets a zero, as caldenses reafirmaram o seu domínio e a sua determinação em alcançar a próxima fase da competição de voleibol juvenil feminino.