O Passeio Equestre de Reis, que decorreu no dia 4 de janeiro, foi um dos eventos que encerrou o programa “Caldas Natal Encantado 2024”, um projeto da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) e do Município das Caldas da Rainha.
O desfile, conduzido pela Associação de Criadores de Puro-Sangue Lusitano do Oeste (ACPSLO), contou com a presença de cerca de 200 participantes, 50 cavalos montados, 50 cavaleiros devidamente trajados e 30 charretes.
Ao som das ferraduras e dos relinchares, o desfile começou junto ao edifício da Expoeste, percorrendo as principais ruas da cidade com o cenário das luzes natalícias, despertando a curiosidade e entusiasmo entre moradores e visitantes. Equipados com telemóveis, muitos registaram o momento, encantados pela elegância dos cavalos e cavaleiros.
Na Praça 25 de Abril, ao lado da imponente árvore de natal de 30 metros de altura, os cavalos tiveram uma pausa para hidratação e descanso.
O momento de maior simbolismo aconteceu em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde o pároco João Sobreiro abençoou os cavalos e cavaleiros com água benta, invocando proteção divina. “É uma forma de criarmos comunhão. A elegância dos cavalos e a destreza dos cavaleiros refletem o desafio de construir uma sociedade mais bela e harmoniosa e onde as pessoas se podem sentir bem e abrir o coração”, afirmou o padre ao JORNAL DAS CALDAS.
O desfile culminou com um jantar de convívio na Expoeste, reunindo 238 participantes e organizadores.
Luís Gomes, presidente da direção da ACCCRO, destacou a grandiosidade do evento. “Este desfile proporcionou um espetáculo maravilhoso para moradores, comerciantes e visitantes. É com grande orgulho que apoiamos a preservação das tradições equestres, reforçando a identidade territorial e promovendo o desenvolvimento cultural da nossa cidade”.
Segundo Luís Gomes, a edição de 2024 superou todas as expectativas, revelando que “este ano tivemos mais do dobro das charretes em comparação ao ano passado e 181 participantes. Foi bonito ver a cidade parar e o entusiasmo das pessoas”.
O responsável agradeceu à ACPSLO “pelo seu envolvimento profissional neste projeto, que já se tornou um marco histórico e de destaque tanto para Caldas da Rainha como a nível nacional”.
“A escolha de realizar o evento no sábado foi estratégica, já que o Dia de Reis coincidia com uma segunda-feira, o que dificultaria reunir todas as pessoas envolvidas na ocasião”, adiantou o presidente da ACCCRO.
O presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, enalteceu a dimensão inédita do desfile. “Foi o maior desfile de sempre, com um número recorde de charretes e cavaleiros. Este evento reforça a forte ligação da nossa comunidade ao mundo equestre e encanta todos com a iluminação natalícia. É uma iniciativa que liga o natal ao Festival Oeste Lusitano, promovendo a cultura e o cavalo lusitano, um símbolo da nossa identidade”, referiu. O autarca revelou que o Festival Oeste Lusitano vai voltar a realizar-se no primeiro fim de semana de maio.
“Estamos muito gratos pela iniciativa promovida pela ACCCRO e pela ACPSLO, enriquecendo ainda mais o Caldas Natal Encantado 2024″, manifestou o presidente.
Vitor Marques anunciou a participação das Caldas da Rainha numa nova associação de municípios com tradição equestre, a ser criada este mês. “Este projeto, que inclui municípios como Alter do Chão e Golegã, visa promover o cavalo lusitano e a cultura equestre a nível nacional e internacional”, explicou.
Além disso, o presidente revelou que, em 2025, vão ser celebrados os 100 anos da Volta a Portugal a cavalo, numa homenagem ao caldense José Tanganho, vencedor da histórica competição de 1925. “Este será um ano de celebrações e eventos que reforçam a nossa ligação ao cavalo e à história local”, concluiu.
O Passeio Equestre de Reis confirmou-se como uma tradição crescente, deixando um legado cultural e uma forte ligação entre comunidade e tradição, e encerrando o “Caldas Natal Encantado 2024” com chave de ouro.