O campeão nacional de contrarrelógio em 2023 e 3º classificado do Giro D’Italia em 2023 emocionou-se perante as cerca de 350 pessoas que assistiram ao espetáculo, que serviu para reconhecer o mérito desportivo de atletas e clubes/associações do concelho que, ao longo da época 2023/2024, se destacaram nas mais diversas modalidades.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos justificou a escolha de João Almeida pelo “exemplo de humildade” de um atleta profissional que “se supera todos os dias”, desejando-lhe sorte para os próximos desafios.
Filipe Daniel aproveitou a ocasião para deixar rasgados elogios ao movimento associativo do concelho e anunciou o aumento dos apoios aos clubes e associações para 2025.
“Já foi publicada em Diário da República a 26 de dezembro a atualização dos apoios ao desporto, saúde e bem-estar. Estes apoios terão efeitos retroativos à época 2023/2024 e vão mais do que duplicar”, afirmou.
Na abertura do evento, a vereadora Margarida Reis destacou os impactos do programa Óbidos + Ativo, dando como exemplo a taxa de ocupação do parque desportivo do concelho “próxima dos 100%”. “Desde 2018, ano em que realizámos a 1.ª gala, implementaram-se novas modalidades, reduzimos em 17% a taxa de obesidade infantil, surgiram novos projetos no âmbito da saúde, cuidámos da saúde mental com consultas e terapias de grupo, e potenciou-se o desporto adaptado”, sublinhou a responsável pelos pelouros do Desporto, Saúde e Bem Estar.
Com apresentação de João Manzarra e Cláudia Rocha, a animação do evento foi protagonizada por músicos e artistas locais. A iniciativa ficou ainda marcada pela atribuição de dois prémios “Dedicação”, o primeiro dos quais a “Caiá” Assis, uma referência do surf adaptado e um verdadeiro exemplo de vida. A maior ovação da noite chegou de seguida, com a homenagem a José Manuel Rodrigues, um antigo treinador de futebol e educador, cujas memórias exibidas no vídeo de apresentação originaram um momento de grande nostalgia.
O Município entregou prémios de “Agradecimento” aos parceiros Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Municípios Amigos do Desporto, Fundação Inatel, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Associação de Futebol de Leiria e ao funcionário Vítor Sousa. Por seu turno, na categoria “Reconhecimento Desporto Escolar”, foram premiados o professor Miguel Costa e a atleta Margarida Alves.
A categoria mais preenchida foi, como é hábito, a do “Reconhecimento Clubes e Associações”, cuja lista de galardoados foi a seguinte: Marco Palatino (Veteranos do Bairro), Pedro Rebelo (Gaeirense), Noémia Cascão e Helena Palatino (Sport Clube do Bairro), Daniel Paulo (Óbidos SC), Walter Morais (Óbidos Dance), Manuela Sábio, Francisco Hermenegildo (Óbidos Cycling Team), Catarina Silva (ARC Usseira), Nelson Félix (Cicloturismo das Gaeiras), Gonçalo Carvalho (Arelhense), Luís Nunes (CA Óbidos), Hugo Silva (ASUPP), Alice Mimoso, Eva Pereira, Pedro Silva (ARCACEN), Cezária Domingos e José Rocha (AE Óbidos), Sofia Mesquita (AD Óbidos) e Ana Sofia Abreu (Academia Desportiva e Artística de Óbidos).
Na categoria “Mérito Desportivo” foram distinguidos Luís Vieira (Natação), David Santos (BTT), César Isidro (Atletismo), Filomena Oliveira (Natação Adaptada), João Silva (Ciclismo), Pedro Martins (Arbitragem), Madalena Fortunato (Badminton) e Óbidos Sport Clube.
O Programa Óbidos + Ativo é uma iniciativa do Município de Óbidos para a promoção da prática desportiva.
A comemoração do Feriado Municipal de Óbidos, que contempla mais de uma dezena de iniciativas, entre concertos, conferências e exposições durante todo o mês de janeiro, tem como um dos pontos altos a apresentação do plano estratégico “Óbidos 2035: uma visão para o Futuro” (25 de janeiro, 15h00, Praça da Criatividade). No feriado municipal, que se assinala a 11 de janeiro com a sessão solene nos Paços do Concelho (15h00), o Pavilhão do Complexo Escolar dos Arcos recebe um concerto de Tiago Bettencourt (21h00), com entradas gratuitas.