emissão em direto

34 novos médicos internos acolhidos na Unidade Local de Saúde do Oeste

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) acolheu 34 médicos internos para completarem o seu processo de formação médica. Os médicos internos foram acolhidos na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e no Centro de Saúde de Torres Vedras, em sessões que contaram com a presença da presidente do Conselho de Administração, do diretor clínico para a Área dos Cuidados de Saúde Primários, da diretora do Internato Médico Hospitalar e das diretoras do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar.

Com o objetivo de integração na ULSO, foram preparados os primeiros dias desta nova etapa, com distribuição de rotações e transmissão de informações úteis no âmbito do internato.

Os 34 médicos internos são 19 da Formação Geral e 15 da Formação Especializada nas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (2), Medicina Geral e Familiar (5), Ortopedia (1), Pediatria (2), Pneumologia (1) e Psiquiatria (1).

Destaque para a especialidade de Psiquiatria, que recebe pela primeira vez um médico interno.

O Conselho de Administração da ULSO desejou “as maiores felicidades pessoais e profissionais” aos novos médicos nesta nova etapa formativa.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.

No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam pelos Serviços Hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral e pelos Cuidados de Saúde Primários – Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo da área de especialidade.

A ULSO agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. Iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço.

Últimas Notícias

Desenvolvimento de Óbidos marca sessão solene do feriado municipal

O posicionamento de Óbidos como o quinto município do país com maior equilíbrio orçamental e o terceiro concelho “pequeno” com melhores resultados no global dos índices analisados relativos a eficiência e eficácia financeira, marcou o discurso do presidente da Câmara na sessão solene do feriado municipal, neste sábado.

Concerto do Ano Novo no CCC voltou a esgotar

O concerto do Ano Novo da Banda Comércio e Indústria (BCI) no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, no dia 5, voltou a ter lotação esgotada, como tem acontecido desde a primeira vez que foi organizado, em 2013.

Primeiro bebé a nascer em 2025 nas Caldas foi um menino

Gael Marques nasceu no dia 3 de janeiro, às 20h35, com 3,190 quilos, no hospital das Caldas da Rainha, sendo o primeiro bebé deste ano no estabelecimento de saúde, que esteve com o bloco de partos encerrado no início de 2025 e por isso só quando o serviço foi reaberto é que foram acolhidas grávidas.

Parto na ambulância

Dois bombeiros da corporação da Lourinhã, acompanhados por uma médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Torres Vedras, realizaram com sucesso o parto de uma grávida que estava a ser transportada para o Hospital de Santarém devido ao encerramento do bloco de partos do Hospital das Caldas da Rainha, no último dia de 2024.