A provedora adiantou que no primeiro mandato dedicaram-se à reorganização financeira e da estrutura, na sequência da pandemia da Covid-19 “que deixou marcas nesta casa”. Por isso, destacou o esforço de todos para que a situação voltasse à normalidade. “Nos próximos quatro anos temos de continuar com a mesma energia”, disse.
Durante o próximo trimestre querem abrir concurso para avançar com a obra de reabilitação da cozinha, a qual será apoiada financeiramente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Há necessidade também de requalificar a Casa de Repouso.
“O que é importante é que todos sintam que esta é uma casa onde há amor e futuro”, realçou Maria da Conceição Pereira.
Presente na cerimónia, o diretor da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, elogiou o espírito combativo da atual provedora e empenho no seu cargo.
A vereadora Conceição Henriques sublinhou a atividade da SCMCR e a importância do seu papel no concelho, que inclui a solidariedade, a ética e o acolhimento de jovens e idosos. “Em nome dos caldenses, o Município agradece a esta IPSS e a todas as outras que nos ajudam a ir mais longe”, afirmou a autarca.
Antes do jantar com os colaboradores houve também uma visita guiada ao novo apartamento da Misericórdia, no primeiro andar do edifício do “Pinto das Bicicletas”. A Misericórdia pretende candidatar esta habitação para servir de residência para jovens institucionalizados que estejam em processo de autonomia. Uma valência que ainda não existe nas Caldas.
Em julho, já tinha sido inaugurada no rés-do-chão a nova loja social da SCMCR.
O presidente da Mesa, Jorge Varela, a provedora da SCMCR e a vereadora Conceição Henriques fizeram também questão de homenagear Manuel Ferreira, que durante muitos anos fez parte dos órgãos sociais da Misericórdia das Caldas, e que tinha falecido no dia anterior.