Esta foi a primeira vez que se realizou o evento, denominado “Sopas dos Reis”, que teve como objetivo angariar fundos para apoiar um grupo de jovens do concelho das Caldas que participarão no Jubileu dos Jovens, em Roma, no mês de agosto.
Foram servidas sete sopas diferentes, a maior parte oferecidas por restaurantes das Caldas e as restantes confecionadas por pais e avós que quiseram ajudar. Para além dos lugares sentados, havia também a possibilidade de levar as sopas para serem degustadas em casa.
Segundo Sara Lopes, têm sido promovidas várias atividades de angariação de fundos. Vão também voltar a participar nos corsos do carnaval das Caldas, o que lhes permitirá receber uma verba da autarquia.
Pretende-se desta forma que estes jovens possam organizar uma viagem de três dias (de avião e comboio), uma vez que não conseguem participar na peregrinação, de autocarro, que está a ser organizada pela Diocese de Lisboa, porque obriga a uma ausência durante 12 dias.
No total, vão viajar 68 jovens de A-dos-Francos, Alvorninha, Caldas da Rainha, Landal, Salir de Matos e Santa Catarina. “Esta também é forma de juntar pessoas de todas as paróquias”, referiu Sara Lopes.
O Jubileu dos Jovens, promovido pelo Vaticano, é um evento único que ocorre apenas de 25 em 25 anos, reunindo milhões de jovens de todo o mundo para momentos de oração, celebração e partilha.
O tema deste Jubileu, “Peregrinos de Esperança”, convida os participantes a serem testemunhas de esperança no futuro, uma mensagem especialmente relevante no contexto atual.
O evento solidário esteve aberto a toda a comunidade e também pretendeu celebrar o Dia de Reis, que assinala a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. Em Portugal, a tradição deste dia inclui o Cantar das Janeiras e a partilha de momentos de comunidade, valores que o festival “Sopas dos Reis” pretendeu igualmente celebrar. Claro que também se cantaram as Janeiras durante o jantar.