O exemplo de dedicação e persistência une os homenageados deste ano pelo Rotary Clube das Caldas da Rainha, naquele que é um dos eventos rotários mais importantes do ano e que contou com a presença de 140 pessoas. Destacou a determinação e superação como pontos em comum entre os dois distinguidos, apesar das suas profissões distintas.
Nelson Cruz, de 47 anos, iniciou o seu percurso nos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha em 1979, como membro da fanfarra. Em 1995, tornou-se Bombeiro de 3ª, progredindo para Bombeiro de 2ª em 1996 e Bombeiro de 1ª em 2001.
Desde 2014 ocupa o cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.
Nelson Cruz fez questão de discursar e as suas primeiras palavras foram direcionadas aos seus bombeiros, a quem considerou como uma verdadeira família. Foi com “orgulho” que partilhou a distinção recebida, destacando o “trabalho “árduo e a dedicação” de todos os que fazem parte da sua equipa. “Tenho o privilégio de comandar homens e mulheres que dão tudo por este concelho”, salientou. “O mérito é deles”, afirmou, fazendo uma menção especial a membros da sua equipa de comando: o segundo comandante, Ricardo Soares, o adjunto Paulo Martins, com quem trabalha há mais de 13 anos, e Bruna Sousa, que recentemente assumiu funções no comando, mas com quem já colabora há uma década.
O comandante destacou a importância do apoio externo, nomeadamente de “empresários que têm sido fundamentais na aquisição de equipamentos essenciais para a melhoria das condições operacionais”.
Também não deixou de reconhecer a importância da colaboração entre a corporação e a população caldense. “Conseguimos salvar mais e melhor quando toda a comunidade está junta com os Bombeiros e nos ajuda”, sublinhou.
Lembrou, ainda, os desafios de ser comandante e tomar “decisões difíceis, algumas das quais impopulares”, e o apoio incondicional de amigos e colegas de longa data. Recordou que a sua trajetória de liderança, que começou com o apoio de Abílio Camacho e continuou com a colaboração do antigo presidente da Câmara, Tinta Ferreira. “Tomei posse em setembro de 2014. Nem um mês depois pedi uma reunião com o presidente da Câmara, na altura Tinta Ferreira e a 1 de dezembro desse ano conseguimos logo a primeira equipa de reforço operacional nos bombeiros”, contou.
Agradeceu também ao atual presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, que tem “dado continuidade ao trabalho de renovação da infraestrutura e reforço das equipas, e a todos os presidentes de junta, cuja colaboração é essencial para o sucesso da corporação”.
Nelson Cruz destacou o trabalho conjunto com os dois presidentes de Câmara, o que “permitiu o crescimento e a modernização dos Bombeiros das Caldas, com a compra de mais ambulâncias, veículos florestais e a remodelação do quartel”.
O comandante também realçou João Almeida, a quem dedicou um carinho especial. “És um orgulho para nós. Muita força, saúde, muitas felicidades, e os Bombeiros das Caldas estão sempre a torcer por ti”, afirmou.
João Almeida, nascido em 1998 em A-dos-Francos, é considerado uma das grandes promessas do ciclismo nacional e internacional. Antes de se dedicar de forma séria ao ciclismo aos 14 anos, na equipa Ecosprint-BTT das Caldas, teve experiências em diversas modalidades: praticou natação, jogou futebol nas camadas jovens do Grupo Desportivo de A-dos-Francos e até dançou no rancho folclórico local.
A sua carreira no ciclismo começou no BTT, onde, em 2013, conquistou o título de vice-campeão de XCO. Em 2014, fez a transição para o ciclismo de estrada e, após várias conquistas em competições nacionais, em 2017 intensificou a sua presença no cenário internacional, destacando-se com a conquista da camisola rosa no Giro de Itália.
Nos últimos sete anos, João Almeida tem alcançado vitórias em diversas competições, ganhando crescente notoriedade internacional. O atleta reconhece o apoio incondicional dos seus pais e da sua namorada, Rita Hipólito, como pilares essenciais para o seu sucesso e bem-estar emocional.
João Almeida, de forma simples, agradeceu a homenagem, destacando a honra de representar Portugal no estrangeiro. Em seguida, ofereceu uma camisola ao Rotary Club das Caldas como símbolo de gratidão.
Testemunhos
Entre rotários, amigos, familiares e autarcas, muitas foram as vozes que se levantaram para enaltecer os homenageados. Várias intervenções destacaram que Nelson Cruz merece alcançar voos ainda mais altos e também foi salientado que o corpo de bombeiros das Caldas é um dos melhores do país.
Quanto a João Almeida, foi sublinhada a sua dedicação, empenho e simplicidade, bem como o orgulho que representa para a sua terra natal.
O bombeiro Vítor Santos ressaltou a sabedoria e a liderança de Nelson Cruz, recordando ainda a sua experiência ao realizar oito partos no exercício da sua função. “Temos um imenso orgulho nele, é um homem com um H grande, destemido e dotado de uma sabedoria fora do comum”, afirmou.
Também elogiou o atleta, que é “um orgulho para as Caldas da Rainha”.
Carlos Gouveia, da direção dos Bombeiros, recordou que os bombeiros não se dedicam apenas ao combate a incêndios, mas também prestam socorro em acidentes, apoio a idosos, transportes de doentes e muitas outras situações. Em 2024, registaram-se 13.500 ocorrências. Atualmente, a corporação conta com 121 bombeiros, 56 colaboradores voluntários e 57 viaturas altamente equipadas.
Vítor Tavares, também bombeiro, enalteceu o trabalho do comandante, sublinhando as dificuldades do seu papel. Aproveitou a oportunidade para pedir a João Almeida uma camisola para ser colocada no quartel dos bombeiros.
“Homenageados mais do que merecidos, duas pessoas espetaculares”, afirmou o antigo presidente Fernando Costa. “João Almeida tem dado um nome de grande relevo às Caldas, nunca tivemos um atleta com esta dimensão”, destacou, acrescentando que o Museu de Ciclismo das Caldas pode ganhar uma nova dinâmica com a presença desse atleta.
Por sua vez, o antigo presidente Tinta Ferreira elogiou o comandante dos bombeiros, chamando-o de um grande líder, um homem corajoso e uma pessoa com valores. “O meu pai, que faleceu recentemente, adorava João Almeida e tinha um grande carinho por ele”, recordou, emocionado.
João Cunha, do Rotary Club de Leiria, destacou os distinguidos, referindo duas pessoas que “fazem a diferença”, revelando que o filho, residente em Portugal, e o sobrinho, que vive no estrangeiro, se unem para ver as provas de João Almeida.
O presidente da Câmara elogiou Nelson Cruz, considerando-o um líder nato e um verdadeiro comandante, destacando que “merece alcançar novas conquistas, embora, pessoalmente, não queiramos perdê-lo aqui”. Quanto ao ciclista, Vitor Marques frisou a sua determinação, empenho e valor, agradecendo-lhe pela “imagem positiva e notável” que tem transmitido das Caldas pelo mundo fora.
“É com imensa satisfação e um profundo sentido de responsabilidade que me encontro aqui hoje, nesta cerimónia, na qualidade de governadora assistente, representando o nosso Governador, Paulo Taveira de Sousa, e também como rotária deste clube, que tanto me orgulha”, afirmou Manuela Franco. “Hoje, celebramos aqueles que se destacam não apenas pela competência, mas também pelos valores éticos que orientam o seu trabalho”, acrescentou.
A cerimónia terminou com a intervenção do presidente do Rotary Club das Caldas, Luiz Gomes, recordando que estão a “trabalhar para conseguir a aquisição de alguns equipamentos respiratórios utilizados pelos bombeiros quando precisam agir em incêndios, com baixo teor de oxigénio, denominados ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto)”.