emissão em direto

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”. Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.

O exemplo de dedicação e persistência une os homenageados deste ano pelo Rotary Clube das Caldas da Rainha, naquele que é um dos eventos rotários mais importantes do ano e que contou com a presença de 140 pessoas. Destacou a determinação e superação como pontos em comum entre os dois distinguidos, apesar das suas profissões distintas.

Nelson Cruz, de 47 anos, iniciou o seu percurso nos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha em 1979, como membro da fanfarra. Em 1995, tornou-se Bombeiro de 3ª, progredindo para Bombeiro de 2ª em 1996 e Bombeiro de 1ª em 2001.

Desde 2014 ocupa o cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.

Nelson Cruz fez questão de discursar e as suas primeiras palavras foram direcionadas aos seus bombeiros, a quem considerou como uma verdadeira família. Foi com “orgulho” que partilhou a distinção recebida, destacando o “trabalho “árduo e a dedicação” de todos os que fazem parte da sua equipa. “Tenho o privilégio de comandar homens e mulheres que dão tudo por este concelho”, salientou. “O mérito é deles”, afirmou, fazendo uma menção especial a membros da sua equipa de comando: o segundo comandante, Ricardo Soares, o adjunto Paulo Martins, com quem trabalha há mais de 13 anos, e Bruna Sousa, que recentemente assumiu funções no comando, mas com quem já colabora há uma década.

O comandante destacou a importância do apoio externo, nomeadamente de “empresários que têm sido fundamentais na aquisição de equipamentos essenciais para a melhoria das condições operacionais”.

Também não deixou de reconhecer a importância da colaboração entre a corporação e a população caldense. “Conseguimos salvar mais e melhor quando toda a comunidade está junta com os Bombeiros e nos ajuda”, sublinhou.

Lembrou, ainda, os desafios de ser comandante e tomar “decisões difíceis, algumas das quais impopulares”, e o apoio incondicional de amigos e colegas de longa data. Recordou que a sua trajetória de liderança, que começou com o apoio de Abílio Camacho e continuou com a colaboração do antigo presidente da Câmara, Tinta Ferreira. “Tomei posse em setembro de 2014. Nem um mês depois pedi uma reunião com o presidente da Câmara, na altura Tinta Ferreira e a 1 de dezembro desse ano conseguimos logo a primeira equipa de reforço operacional nos bombeiros”, contou.

Agradeceu também ao atual presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, que tem “dado continuidade ao trabalho de renovação da infraestrutura e reforço das equipas, e a todos os presidentes de junta, cuja colaboração é essencial para o sucesso da corporação”.

Nelson Cruz destacou o trabalho conjunto com os dois presidentes de Câmara, o que “permitiu o crescimento e a modernização dos Bombeiros das Caldas, com a compra de mais ambulâncias, veículos florestais e a remodelação do quartel”.

O comandante também realçou João Almeida, a quem dedicou um carinho especial. “És um orgulho para nós. Muita força, saúde, muitas felicidades, e os Bombeiros das Caldas estão sempre a torcer por ti”, afirmou.

João Almeida, nascido em 1998 em A-dos-Francos, é considerado uma das grandes promessas do ciclismo nacional e internacional. Antes de se dedicar de forma séria ao ciclismo aos 14 anos, na equipa Ecosprint-BTT das Caldas, teve experiências em diversas modalidades: praticou natação, jogou futebol nas camadas jovens do Grupo Desportivo de A-dos-Francos e até dançou no rancho folclórico local.

A sua carreira no ciclismo começou no BTT, onde, em 2013, conquistou o título de vice-campeão de XCO. Em 2014, fez a transição para o ciclismo de estrada e, após várias conquistas em competições nacionais, em 2017 intensificou a sua presença no cenário internacional, destacando-se com a conquista da camisola rosa no Giro de Itália.

Nos últimos sete anos, João Almeida tem alcançado vitórias em diversas competições, ganhando crescente notoriedade internacional. O atleta reconhece o apoio incondicional dos seus pais e da sua namorada, Rita Hipólito, como pilares essenciais para o seu sucesso e bem-estar emocional.

João Almeida, de forma simples, agradeceu a homenagem, destacando a honra de representar Portugal no estrangeiro. Em seguida, ofereceu uma camisola ao Rotary Club das Caldas como símbolo de gratidão.

 

Testemunhos

 

Entre rotários, amigos, familiares e autarcas, muitas foram as vozes que se levantaram para enaltecer os homenageados. Várias intervenções destacaram que Nelson Cruz merece alcançar voos ainda mais altos e também foi salientado que o corpo de bombeiros das Caldas é um dos melhores do país.

Quanto a João Almeida, foi sublinhada a sua dedicação, empenho e simplicidade, bem como o orgulho que representa para a sua terra natal.

O bombeiro Vítor Santos ressaltou a sabedoria e a liderança de Nelson Cruz, recordando ainda a sua experiência ao realizar oito partos no exercício da sua função. “Temos um imenso orgulho nele, é um homem com um H grande, destemido e dotado de uma sabedoria fora do comum”, afirmou.

Também elogiou o atleta, que é “um orgulho para as Caldas da Rainha”.

Carlos Gouveia, da direção dos Bombeiros, recordou que os bombeiros não se dedicam apenas ao combate a incêndios, mas também prestam socorro em acidentes, apoio a idosos, transportes de doentes e muitas outras situações. Em 2024, registaram-se 13.500 ocorrências. Atualmente, a corporação conta com 121 bombeiros, 56 colaboradores voluntários e 57 viaturas altamente equipadas.

Vítor Tavares, também bombeiro, enalteceu o trabalho do comandante, sublinhando as dificuldades do seu papel. Aproveitou a oportunidade para pedir a João Almeida uma camisola para ser colocada no quartel dos bombeiros.

“Homenageados mais do que merecidos, duas pessoas espetaculares”, afirmou o antigo presidente Fernando Costa. “João Almeida tem dado um nome de grande relevo às Caldas, nunca tivemos um atleta com esta dimensão”, destacou, acrescentando que o Museu de Ciclismo das Caldas pode ganhar uma nova dinâmica com a presença desse atleta.

Por sua vez, o antigo presidente Tinta Ferreira elogiou o comandante dos bombeiros, chamando-o de um grande líder, um homem corajoso e uma pessoa com valores. “O meu pai, que faleceu recentemente, adorava João Almeida e tinha um grande carinho por ele”, recordou, emocionado.

João Cunha, do Rotary Club de Leiria, destacou os distinguidos, referindo duas pessoas que “fazem a diferença”, revelando que o filho, residente em Portugal, e o sobrinho, que vive no estrangeiro, se unem para ver as provas de João Almeida.

O presidente da Câmara elogiou Nelson Cruz, considerando-o um líder nato e um verdadeiro comandante, destacando que “merece alcançar novas conquistas, embora, pessoalmente, não queiramos perdê-lo aqui”. Quanto ao ciclista, Vitor Marques frisou a sua determinação, empenho e valor, agradecendo-lhe pela “imagem positiva e notável” que tem transmitido das Caldas pelo mundo fora.

“É com imensa satisfação e um profundo sentido de responsabilidade que me encontro aqui hoje, nesta cerimónia, na qualidade de governadora assistente, representando o nosso Governador, Paulo Taveira de Sousa, e também como rotária deste clube, que tanto me orgulha”, afirmou Manuela Franco. “Hoje, celebramos aqueles que se destacam não apenas pela competência, mas também pelos valores éticos que orientam o seu trabalho”, acrescentou.

A cerimónia terminou com a intervenção do presidente do Rotary Club das Caldas, Luiz Gomes, recordando que estão a “trabalhar para conseguir a aquisição de alguns equipamentos respiratórios utilizados pelos bombeiros quando precisam agir em incêndios, com baixo teor de oxigénio, denominados ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto)”.

 

Últimas Notícias

Despiste provoca três feridos

O despiste de um carro no Chão da Parada, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, provocou neste domingo três feridos ligeiros, transportados para o hospital das Caldas da Rainha.

PSD deverá escolher entre Jorge Varela e Hugo Oliveira para candidato à Câmara

O PSD nacional encomendou à empresa Pitagórica uma consulta telefónica sobre as próximas eleições autárquicas no concelho das Caldas, na qual aparecem apenas como alternativa à presidência da Câmara, por este partido, Hugo Oliveira, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara das Caldas, e Jorge Varela, ex-presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro (atualmente subdiretor da ESECS-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais).

Recital de piano no Museu Leopoldo de Almeida

Rafael Kyrychenko, jovem pianista nascido nos Açores, deu um recital de piano na tarde do passado dia 11 no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes, nas Caldas da Rainha.