A Assembleia Municipal (AM) da Nazaré aprovou no passado dia 27 de dezembro, com o voto de qualidade do presidente deste órgão, o orçamento camarário para 2025, no valor de 31,3 milhões de euros.
Os documentos previsionais, tinham sido chumbados na Assembleia Municipal (AM), realizada a 11 de dezembro, na sequência de pedido de renúncia, com efeitos imediatos, de dois deputados socialistas, deixando em minoria o partido que lidera a Câmara da Nazaré.
O orçamento voltou a ser submetido à AM, resultando a votação em 11 votos favoráveis do PS, 11 votos contra da CDU e do PSD e uma abstenção do Bloco de Esquerda. A aprovação do documento acabou por ser decidida com o voto de qualidade do presidente da Assembleia.
A CDU e o PSD justificaram o voto contra pelo facto de o orçamento não ter sofrido qualquer alteração relativamente ao apresentado na sessão anterior.
A deputada do Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, justificou a sua abstenção “não como um ato de passividade”, mas como “um voto de compromisso e de exigência para com o PS”, depois de ter negociado com o executivo socialista a construção de parques infantis inclusivos, a automatização da tarifa social de água e contração de um intérprete de língua gestual para as sessões da AM.
O documento no valor 31.307,670€, tinha sido aprovado no final de novembro, em reunião do executivo, com quatro votos a favor (do PS) e três contra (do PSD e da CDU) – um aumento de 3 milhões de euros relativamente ao ano anterior, justificado pelo acréscimo na rubrica de aquisição de bens de capital e pelo aumento das despesas com aquisição de bens e serviços.
Entre os principais investimentos, a realizar pelo município, destacam-se: Funicular da Pederneira – 8,4 milhões de euros; ELH – Estratégia Local de Habitação – 1,1 milhões de euros; Interface de Transportes Públicos – Av. do Município – 631 mil euros; Bairros Comerciais Digitais – 549 mil euros; Instalação do Juízo de Competência Genérica da Nazaré– 325 mil euros; Ampliação e Remodelação do Polo de Famalicão da USF Global – 307 mil euros; Centro de Responsabilidade Integrado Oeste – 250 mil euros; e Pavimentação de Estradas e Caminhos no Concelho – 195 mil euros.