Na sequência de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que durava há mais de treze meses, os militares encetaram diligências que permitiram apurar a existência de uma rede organizada. Foi dado cumprimento a oito mandados de detenção, tendo ainda sido executadas 29 buscas, 13 domiciliárias e 16 em viaturas, anexos e estabelecimento comercial, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Castro Verde e Albufeira.
Foi apreendido diverso material, destacando-se 10.538,50 doses de cocaína, 5.598 doses de MDMA (droga sintética), 116,20 doses de haxixe,1,64 doses de canábis, 67,6 gramas de quetamina, 5.260,00 mililitros de GHB (a chamada Droga da Violação), diversos comprimidos clínicos de venda não autorizada, vários utensílios relativos à prática do crime de tráfico de estupefaciente e cinco balanças de precisão,
Foram igualmente apreendidos seis viaturas ligeiras, dois motociclos, 5.547,72 euros,17 telemóveis e diversos artigos tecnológicos.
A operação contou com o reforço dos Núcleos de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, de Pombal e do Comando Territorial de Faro, do Destacamento de Intervenção de Faro, do Subdestacamento Territorial de Albufeira e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção da GNR, para além da PSP.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório no dia 28 de novembro, no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação das medidas de coação.
Dois deles vão aguardar o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva. Nove arguidos saíram em liberdade, sujeitos a apresentações semanais às autoridades policiais na sua área de residência e à proibição de estabelecerem contactos entre todos.