emissão em direto

13.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

Entre 8 e 22 de novembro decorre a 13.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, com 10 entradas, 20 pratos, 18 sobremesas e 6 cocktails que incorporam a aguardente de forma inovadora e criativa, apresentados pelos 19 restaurantes aderentes.

Entre 8 e 22 de novembro decorre a 13.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, com 10 entradas, 20 pratos, 18 sobremesas e 6 cocktails que incorporam a aguardente de forma inovadora e criativa, apresentados pelos 19 restaurantes aderentes.

O evento destaca o melhor da gastronomia local e homenageia um dos principais ex-líbris da região. É organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, em colaboração com produtores locais, como a Adega Cooperativa da Lourinhã e a Quinta do Rol, e com o apoio da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

Este ano conta também com o Aguardente DOC fest Lourinhã – um evento paralelo, que decorre de 15 a 17 de novembro e que tem como principais objetivos promover a Aguardente DOC Lourinhã e os seus produtores, atraindo novos públicos, bem como servir de elo de ligação com produtores de outros destilados, de diferentes pontos do continente e ilhas.

No dia 15 de novembro, um conjunto de especialistas na produção de aguardente irá partilhar conhecimento no Seminário Internacional “Aguardentes, Territórios e Sustentabilidade”.

Durante todo o dia, oradores como Pedro Belchior, Eiras Dias, Luc Lurton, Sérgio Nicolau, Rubina Vieira e Sara Canas juntam-se a outros peritos, em quatro painéis moderados por jornalistas e técnicos especializados, discutindo temas como “Região da Lourinhã – A Aguardente DOC Lourinhã”, “Sustentabilidade na produção de aguardentes”, “Aguardentes de diferentes territórios”, “Inovação e tradição na produção de aguardentes”.

Será também no decorrer do Seminário que a Câmara Municipal da Lourinhã irá lançar o novo vídeo promocional Aguardente DOC Lourinhã, celebrando o produto e reforçando-o como eixo estratégico municipal para a afirmação do concelho. A Lourinhã acolhe a única região demarcada de Aguardente Vínica DOC em Portugal.

A partir das 19 horas, e até domingo, celebra-se a aguardente num ambiente mais informal, no Pavilhão Polidesportivo Municipal, onde vários produtores de destilados vão marcar presença, com direito a provas, lançamentos de novos produtos, showcookings, cocktails e música ao vivo.

Os showcookings terão a participação de Gil Fernandes, natural de Ribamar – Lourinhã, e chef executivo no restaurante Fortaleza do Guincho (Estrela Michelin), dos chefs Luís Tarenta e João Dinis, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, da chef Sílvia Batista, da Doce Lourinhã, e ainda haverá um showcooking apresentado pelo Novo Parque, um dos 19 restaurantes aderentes.

Como os cocktails são fundamentais neste certame, o Aguardente DOC fest Lourinhã conta também com a participação do Bartender Daniel Roberto, que apresentará as suas Cocktails Experiences.

O Aguardente DOC fest Lourinhã será também palco do lançamento de novos produtos, como a Aguardente DOC Lourinhã Extra Old, fruto de uma parceria entre a Adega Cooperativa da Lourinhã e o Geoparque Oeste, e será apresentado o Gin da Lenda da Beira.

Entre outros momentos do programa, o Aguardente DOC fest Lourinhã conta com provas de destilados dos vários produtores presentes, música ao vivo e uma mesa-redonda dedicada ao tema Enoturismo e o Marketing na Valorização dos Territórios Vitícolas.

Com esta programação, a Câmara Municipal da Lourinhã reafirma o seu compromisso em promover a Aguardente DOC Lourinhã e enriquecer a oferta gastronómica e turística da região.

“Esta Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã é uma oportunidade única para celebrarmos e promovermos um dos maiores tesouros da nossa região, a aguardente vínica DOC Lourinhã. Queremos que este evento não só atraia visitantes, mas que também reforce o orgulho local e a valorização deste produto que tanto contribui para a identidade cultural da Lourinhã”, refere João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã.

Os restaurantes participantes são 100 Pratus (Praia da Areia Branca), Alta Restaurante (Praia da Areia Branca), Avenida Café Cervejaria (Lourinhã), Barraca (Praia da Areia Branca), Barracão do Petisco (Marquiteira), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Erva Daninha (Lourinhã), Novo Parque (Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), Paraíso do Foz (Alto Foz), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pop’s Steak House (Praia da Areia Branca), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Tapas & Lambarices (Lourinhã), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Yukimura Sushi Bar (Lourinhã) e West 23 by Chakall (Estrada da Peralta).

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.