emissão em direto

160 alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste receberam diplomas

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Esta escola, pela sua aproximação ao meio empresarial, faz sempre um acompanhamento nos estágios e no prosseguir da carreira dos seus alunos, por isso essa relação de proximidade mantém-se durante anos. “É muito importante para nós saber o que está a acontecer no vosso percurso e as oportunidades que estão a ter”, salientou Daniel Pinto, que ao longo da cerimónia foi falando de vários casos de sucesso.

No total, foi assinalada a conclusão do percurso de educação e formação de 160 alunos, de dez turmas. Duas dessas turmas são de formação executiva e avançada (“Escanção, Enologia e Serviços de Vinhos” e “Padaria Avançada”), cuja conclusão foi no ano passado. Há quatro turmas e cursos de nível V (“Gestão de Turismo”, “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão e Produção de Pastelaria”) que terminaram a formação há um mês. As restantes são uma do 12º ano de “Técnico de Cozinha e Pastelaria” e três turmas de nível V que tinham concluído o curso em julho de 2022.

O diretor da escola sublinhou que estes alunos estão em diferentes situações da sua vida profissional. Alguns ainda na fase da aquisição de competências essenciais e outros já com grande experiência, muitos até com o seu próprio negócio.

Tendo em conta a importância do setor do turismo para Portugal, Daniel Pinto salientou que “todos os dias, quando entramos nesta escola, estamos a prestar um serviço ao país e à nossa região”. Agradeceu por isso aos alunos, mas também a todos os professores que prestam esse serviço.

Depois da crise criada pela pandemia, o turismo teve uma enorme recuperação em 2022, conseguindo até ultrapassar as receitas turísticas de 2019 (22 mil milhões de euros o ano passado).

Para a vereadora da Educação das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, escolas como a EHTO “são um sinal de um país muito mais moderno, que é assente na capacitação profissional, na dignificação das profissões e na formação avançada”. A autarca considera também importante o facto de esta ser uma escola internacional, tendo em conta o grande número de alunos estrangeiros.

Conceição Henriques referiu ainda que a autarquia caldense está neste momento a alterar a sua estrutura orgânica, sendo que o Turismo irá passar a ficar associado à Cultura (pelouros pelo qual também é responsável). “Neste território é o que faz sentido, mas também porque o turismo é uma atividade que acrescenta à identidade de um concelho”, disse.

Vanessa Rolim, do Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara de Óbidos, destacou os bons resultados que tem tido a parceria da escola com a autarquia. “Isso tem sido patente em várias iniciativas e eventos que realizamos, como é o caso do Festival do Chocolate”, afirmou, referindo ainda a importância da formação para o desenvolvimento de um território.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]