emissão em direto

160 alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste receberam diplomas

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Esta escola, pela sua aproximação ao meio empresarial, faz sempre um acompanhamento nos estágios e no prosseguir da carreira dos seus alunos, por isso essa relação de proximidade mantém-se durante anos. “É muito importante para nós saber o que está a acontecer no vosso percurso e as oportunidades que estão a ter”, salientou Daniel Pinto, que ao longo da cerimónia foi falando de vários casos de sucesso.

No total, foi assinalada a conclusão do percurso de educação e formação de 160 alunos, de dez turmas. Duas dessas turmas são de formação executiva e avançada (“Escanção, Enologia e Serviços de Vinhos” e “Padaria Avançada”), cuja conclusão foi no ano passado. Há quatro turmas e cursos de nível V (“Gestão de Turismo”, “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão e Produção de Pastelaria”) que terminaram a formação há um mês. As restantes são uma do 12º ano de “Técnico de Cozinha e Pastelaria” e três turmas de nível V que tinham concluído o curso em julho de 2022.

O diretor da escola sublinhou que estes alunos estão em diferentes situações da sua vida profissional. Alguns ainda na fase da aquisição de competências essenciais e outros já com grande experiência, muitos até com o seu próprio negócio.

Tendo em conta a importância do setor do turismo para Portugal, Daniel Pinto salientou que “todos os dias, quando entramos nesta escola, estamos a prestar um serviço ao país e à nossa região”. Agradeceu por isso aos alunos, mas também a todos os professores que prestam esse serviço.

Depois da crise criada pela pandemia, o turismo teve uma enorme recuperação em 2022, conseguindo até ultrapassar as receitas turísticas de 2019 (22 mil milhões de euros o ano passado).

Para a vereadora da Educação das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, escolas como a EHTO “são um sinal de um país muito mais moderno, que é assente na capacitação profissional, na dignificação das profissões e na formação avançada”. A autarca considera também importante o facto de esta ser uma escola internacional, tendo em conta o grande número de alunos estrangeiros.

Conceição Henriques referiu ainda que a autarquia caldense está neste momento a alterar a sua estrutura orgânica, sendo que o Turismo irá passar a ficar associado à Cultura (pelouros pelo qual também é responsável). “Neste território é o que faz sentido, mas também porque o turismo é uma atividade que acrescenta à identidade de um concelho”, disse.

Vanessa Rolim, do Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara de Óbidos, destacou os bons resultados que tem tido a parceria da escola com a autarquia. “Isso tem sido patente em várias iniciativas e eventos que realizamos, como é o caso do Festival do Chocolate”, afirmou, referindo ainda a importância da formação para o desenvolvimento de um território.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.