emissão em direto

1600 praticantes de seis países no FootMania das Caldas da Rainha

Entre 22 de junho e 3 de julho, Caldas da Rainha acolhe cerca de 1600 crianças e jovens, oriundos de seis países, de quatro continentes, para participar na segunda edição caldense do Torneio FootMania.

Entre 22 de junho e 3 de julho, Caldas da Rainha acolhe cerca de 1600 crianças e jovens, oriundos de seis países, de quatro continentes, para participar na segunda edição caldense do Torneio FootMania.

Organizado pela ADDE – Associação para o Desenvolvimento do Desporto e Educação, em parceria com as Câmaras Municipais de Caldas da Rainha e Óbidos, o Footmania é um torneio internacional de futebol juvenil que começou por se realizar em Torres Vedras em 2014 e que em 2019 teve a sua primeira edição nas Caldas da Rainha.
Interrompido durante dois anos por causa da Covid-19, o torneio volta a realizar-se nas Caldas da Rainha com a participação de 100 equipas de 42 clubes, oriundos de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Coreia do Sul, Espanha e Países Baixos.
De 22 a 26 de junho o torneio foi dedicado aos escalões Sub-10, Sub-11, Sub-12 (futebol de 7) e Sub-13 (futebol de 11). De 29 de junho a 3 de Julho participam os Sub-14, Sub-15 e Sub-17 (futebol de 11).
Os jogos realizam-se nos campos de Futebol Luís Duarte (Complexo Desportivo Municipal de Caldas da Rainha), Campo da Mata, Campo da Quinta da Boneca, Campo do Nadadouro e Campo do Estádio Municipal de Óbidos.

Solidariedade com refugiados ucranianos

Tendo em conta a visibilidade que este evento desportivo gera e o número de jovens participantes de vários países, a organização promove a Campanha Footmania Solidário, que este ano tem como principal objetivo a integração dos refugiados ucranianos.
A angariação de meios e serviços que está a ser realizada no âmbito desta campanha reverterá para o Gabinete de Apoio aos Refugiados, criado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
A campanha pretende promover a coesão e a inclusão social dos refugiados ucranianos através do desporto em geral e, em particular, através do Torneio Footmania Caldas da Rainha.
A angariação de meios pretende possibilitar o acesso de refugiados ucranianos à prática desportiva, favorecendo a consciencialização de como o desporto constitui ferramenta para o empoderamento social.
Por outro lado, pretende-se criar um espaço de expressão e manifestação de responsabilidade social e da sua eficiente governação pela integração sustentável de ações do primeiro, segundo e terceiro setores sociais, envolvendo organizações públicas, empresas e associações e entidades de solidariedade social sem fins lucrativos.
A campanha está integrada no programa “Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022” e conta com parcerias institucionais de organizações desportivas com responsabilidade nacional (Comité Olímpico de Portugal, Instituto Português do Desporto e da Juventude e Federação Portuguesa de Futebol).
Faz também parte da campanha um trabalho conjunto com a Embaixada da Ucrânia em Portugal, o Alto Comissariado para as Migrações, o Conselho Português para os Refugiados e a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Cerimónia de abertura

Caldas da Rainha recebeu no passado dia 22 a cerimónia de abertura do evento. Houve um desfile dos participantes entre o Parque D. Carlos I e a Câmara Municipal, tendo sido apresentados na escadaria dos Paços do Concelho.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.