emissão em direto

31 praias no Oeste com Bandeira Azul

O concelho de Torres Vedras é o que vai ter mais bandeiras azuis este verão, com doze praias contempladas, seguindo-se Peniche com sete e Lourinhã com quatro. Os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Alcobaça terão duas praias com o símbolo europeu de qualidade.

O concelho de Torres Vedras é o que vai ter mais bandeiras azuis este verão, com doze praias contempladas, seguindo-se Peniche com sete e Lourinhã com quatro. Os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Alcobaça terão duas praias com o símbolo europeu de qualidade.

A ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa contemplou nas Caldas da Rainha as praias da Foz do Arelho – lagoa e mar.

Em Óbidos foram distinguidas, pelo segundo ano consecutivo, o Bom Sucesso e Rei Cortiço. A época balnear no concelho de Óbidos começa dia 30 de junho e prolonga-se até 30 de setembro.

Em Peniche, as praias com galardão serão Baleal – Norte, Baleal – Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão – Supertubos e São Bernardino, e na Lourinhã as praias da Areia Branca, Areia Branca – Foz, Areia Sul e Porto Dinheiro.

Em Torres Vedras as praias com bandeira azul são Azul, Centro – Santa Cruz, Física, Formosa, Mirante – Santa Cruz, Navio, Foz do Sizandro, Pisão – Sta. Cruz, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.

As praias de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, e da Nazaré e Salgado, no concelho da Nazaré, também vão hastear a bandeira. Será a 18ª vez que São Martinho do Porto exibe a Bandeira Azul durante a época balnear ao passo que Paredes da Vitória é reconhecida pelo 22º ano desde a criação da certificação europeia em 1987.

Foram considerados quatro Centros Azuis na região Oeste, localizados na Lourinhã (2), Torres Vedras e Nazaré. Um Centro Azul é uma estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar a “Recuperação de Ecossistemas”. Este tema revela-se incontornável. Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica.

Os projetos de recuperação de ecossistemas podem assumir variadas formas, como limpeza da margem de um rio, recuperação de sistemas dunares, entre outras.

Últimas Notícias

Jantar na Expoeste com Luís Montenegro a apelar “ao voto para a estabilidade em Portugal”

A Expoeste, nas Caldas da Rainha, acolheu na noite da passada terça-feira um jantar comício da AD com as presenças dos líderes do PSD, Luís Montenegro, e do CDS, Nuno Melo, tendo sido feito um apelo para os eleitores distinguirem entre “o único voto útil para a estabilidade em Portugal, que é na AD, e votar nas oposições, que é fazer da instabilidade um modo de vida”.

Gala do Empreendedorismo premiou trabalho de alunos

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, em parceria com o Município das Caldas da Rainha, realizaram a Gala do Empreendedorismo, no dia 10 de maio, no auditório da Expoeste, destacando o trabalho de alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e cursos tecnológicos.