Com o objetivo de integração na ULSO, foram preparados os primeiros dias desta nova etapa, com distribuição de rotações e transmissão de informações úteis no âmbito do internato.
Os 34 médicos internos são 19 da Formação Geral e 15 da Formação Especializada nas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (2), Medicina Geral e Familiar (5), Ortopedia (1), Pediatria (2), Pneumologia (1) e Psiquiatria (1).
Destaque para a especialidade de Psiquiatria, que recebe pela primeira vez um médico interno.
O Conselho de Administração da ULSO desejou “as maiores felicidades pessoais e profissionais” aos novos médicos nesta nova etapa formativa.
O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.
No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam pelos Serviços Hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral e pelos Cuidados de Saúde Primários – Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo da área de especialidade.
A ULSO agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. Iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço.