emissão em direto

36 voluntários recolheram 86 quilos de lixo em duas horas

Em cerca de duas horas, 36 voluntários das Caldas da Rainha, dos 5 aos 78 anos, recolheram no dia 15 de abril quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia de Santo Onofre. Depois da recolha dos resíduos foi feita a separação e respetiva reciclagem.

Em cerca de duas horas, 36 voluntários das Caldas da Rainha, dos 5 aos 78 anos, recolheram no dia 15 de abril quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia de Santo Onofre. Depois da recolha dos resíduos foi feita a separação e respetiva reciclagem.

Foi a terceira ação organizada pela #CALDASSempreLimpa (Manuel Bandeira Duarte), iniciativa cívica que pretende sensibilizar a população para a importância da limpeza urbana e também pela Ecodogswalk, (Véronique Tomás).

Segundo a organização, os voluntários foram divididos em quatro grupos, partiram da Rotunda da Fonte Luminosa e percorreram zonas da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra e Serra do Bouro. Na sequência deste evento, foi possível obter o seguinte resultado em termos de pesagem de resíduos: 49,7 kg de lixo indiferenciado, 8,89 kg de vidro, 19,96 kg de plástico, 7,2 kg de papel e um pneu. “O empenho foi irrepreensível e de uma vasta união”, salientou Manuel Bandeira Duarte, revelando que apanharam muito plástico e beatas. “O nosso principal foco é no cuidado que é necessário termos com o nosso mundo, não colocando o lixo nas ruas e fora dos contentores”, sustentou.

lixo 2
Depois da recolha foi feita a separação do lixo

Como esta iniciativa reside “não apenas no ofício da recolha do lixo, mas acima de tudo no exemplo que se pode dar aos outros”, tem a colaboração das Uniões de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, e Santo Onofre e Serra do Bouro, Go Green do La Vie e participação dos Serviços Municipalizados das Caldas (SMAS.CR).

Amaro Correia, diretor do centro comercial La Vie Caldas, aderiu à ação como voluntário e dedicou-se a apanhar beatas do chão. “É uma evidência clara que a limpeza das ruas depende de cada um de nós e a quantidade de beatas no chão é muito preocupante”, declarou.

Pedro Brás, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, também foi um dos voluntários que participou na limpeza. “Não só apoiamos o evento como faço questão de ajudar em todas as ações”, disse ao JORNAL DAS CALDAS, acrescentando que “a limpeza urbana é de fundamental importância para a saúde de uma cidade e de sua população”. “A Câmara limpa a cidade, mas nestas iniciativas conseguimos perceber a problemática que são as beatas, que têm impactos significativos na poluição”, referiu, revelando que a União de Freguesias vai criar um beatão gigante para mostrar às pessoas a quantidade de beatas que existe no chão das ruas da cidade.  

Segundo, Pedro Brás, a União das Freguesias aderiu ao projeto “Plogging Challenge Portugal” e irá realizar no dia 22 de abril uma caminhada de cinco quilómetros com recolha de lixo e caça à beata. O ponto de encontro é às 10h00 na sede da Junta de Freguesia. Para a ação, que termina às 12h30, as inscrições podem ser até ao dia 21 de abril através do email ploggingcaldasdarainha@gmail.com

Tem o apoio do município das Caldas da Rainha, #CALDASSempreLimpa, Ecodogswalk, Centro da Juventude das Caldas da Rainha e SMAS.CR.

A iniciativa é do Plogging Challenge Portugal, que entre 15 e 23 de abril junta o exercício físico, o convívio entre os membros das várias comunidades e a sensibilização ambiental. Por todo o país estão a ser organizadas caminhadas em que decorre também a recolha de resíduos e depois a reciclagem, como aconteceu no passado fim de semana na área da freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, em Óbidos.

Os participantes enquanto correm ou caminham vão recolhendo o lixo que vão encontrando pelo caminho, e só precisam de luvas e de um saco.

lixo 3
As beatas deitadas no chão são uma grande preocupação

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]