emissão em direto

A chegada do Pai Natal passou a ser “o momento mais marcante” no Bombarral



Em Portugal, o natal tem fortes tradições, sendo que nesta altura do ano centenas de famílias se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus, trocando prendas e reforçando os laços familiares. Os doces como as filhós e as fatias douradas são populares em todo o país. Os presépios têm forte tradição de norte a sul do país. No entanto, cada concelho tem uma tradição especial que faz parte da sua história.

Qual o natal tradicional do Bombarral que reavive memórias e tradições? Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara do Bombarral fala do natal naquele concelho, destacando o famoso o arroz de golada, broas de natal e pão de ló da avó.

JORNAL DAS CALDAS: Qual a tradição típica do Bombarral no natal?

Ricardo Fernandes – No Bombarral, desde que este executivo tomou posse, a chegada do Pai Natal passou a ser o momento mais marcante e ansiado.

J:C: Quais são os pratos e doces tradicionais no natal no Bombarral?

R.F. – Para além dos pratos e doces típicos um pouco por todo o país, conseguem-se encontrar algumas referências ao arroz de golada, broas de natal e pão de ló da avó.

J.C.: A Câmara Municipal do Bombarral proporciona às famílias todos os anos um programa diversificado para celebrar esta quadra. O que destaca deste natal?

R.F. – O programa desenvolve-se em todo o mês de dezembro e é muito variado. No entanto, o epicentro é na Praça do Município com o Aldeia do Pai Natal, o Mercadinho de Natal e a Pista de Gelo (ecológico).

J.C.: Este ano continuamos com a pandemia a assombrar o Natal, qual a mensagem de esperança do Município à população? 

R.F. – Sendo um período propício a fortes convívios há que ter cuidados redobrados e seguir as orientações das autoridades de saúde. A vacinação é até ao momento a ferramenta mais poderosa para se evitar a doença grave, mas não evita a transmissão do vírus. Devemos testarmo-nos com frequência e seria muito conveniente fazê-lo antes dos convívios desta época.

Não descurar o uso da máscara e higienizar frequentemente as mãos deverão ser outras preocupações presentes. Só com estes cuidados podemos encarar esta época com alguma tranquilidade, em harmonia e família.

J.C.: O que está a ser feito para ajudar o comércio local neste natal?

R.F. – Todo o programa de animação de Natal tem como objetivo trazer gente ao Bombarral e mais gente possibilita mais hipóteses de negócio para os nossos comerciantes.

J.C.: O natal também é sinónimo de várias ações de solidariedade social. O que é que o Município do Bombarral está a fazer neste natal em prol das famílias e pessoas mais carenciadas?

R.F. – O Município mantém a entrega de cabazes de natal às famílias com carências identificadas pelos serviços de ação social.

J.C: Quais são os seus desejos para o concelho do Bombarral para 2022?

Os desejos de que em 2022 o Município consiga desenvolver toda a sua ação como tem planeada, porque isso significaria uma melhoria das condições de vida para os bombarralenses e para quem cá trabalha e nos visita.

Últimas Notícias

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.