emissão em direto

“À descoberta dos nossos rins” na Escola Básica de Santo Onofre

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) está a realizar este mês sessões de esclarecimento sobre a doença renal crónica, destinadas a alunos do 1.º ciclo, estando prevista um delas no dia 18 de fevereiro, na Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha.

A iniciativa faz parte do lançamento do jogo educativo “À descoberta dos nossos rins”, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), com o apoio da ANADIAL. Este recurso, disponibilizado gratuitamente a várias escolas do país, já chegou a cerca de 3.000 alunos e visa complementar os conteúdos curriculares relacionados com o estudo das funções vitais do corpo humano, em particular o sistema urinário.

Durante as sessões, profissionais de saúde irão apresentar o funcionamento do jogo e sensibilizar os alunos para a importância da prevenção da doença renal crónica. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a doença e incentivar a sua prevenção desde a infância.

A doença renal crónica é uma doença provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência da perda de função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, levando à acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Doenças como a hipertensão arterial, diabetes e doenças hereditárias podem provocar lesões nos rins e causar insuficiência renal crónica. Nos estádios mais avançados, os portadores desta doença precisam de efetuar tratamentos de substituição da função renal regularmente, como a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.

O jogo “À descoberta dos nossos rins” inclui um dossiê completo com instruções, cartas de jogo, um póster educativo e fichas de atividades. Os materiais encontram-se disponíveis online, através do link https://www.apir.org.pt/publicacoes/jogo-a-descoberta-dos-nossos-rins.

Últimas Notícias

PSP regista invasão de campo por adepto e deflagração de fumo

Um adepto do Centro Desportivo de Fátima foi identificado pela PSP no estádio do Grupo Desportivo de Peniche por “invasão da área de jogo do espetáculo desportivo” e foi também levantado um auto de contraordenação por ter sido deflagrado um pote de fumo vermelho no final do encontro da série C do Campeonato de Portugal em futebol.

Território da freguesia de Ferrel foi corrigido

Durante mais de uma década, entre 2014 e 2025, a Junta de Freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche, desenvolveu esforços no sentido de corrigir o que considerava ser “uma incongruência” que afeta os limites administrativos entre esta e a vizinha freguesia de Atouguia da Baleia. Com a publicação da Lei n.º 2/2025, de 6 de janeiro, que procede à alteração dos limites territoriais, a situação foi corrigida.

Morte de diabético no hospital levanta dúvidas à família

A família de um homem de 44 anos, de nacionalidade brasileira, que morreu no hospital das Caldas da Rainha a 27 de janeiro, suspeita de negligência médica, depois de lhe terem sido administrados medicamentos e injeções que alegadamente seriam incompatíveis com o problema da diabetes que sofria. O resultado da autópsia é aguardado pela administração hospitalar, que sustenta não ter havido má prática, e entretanto decorre uma campanha de angariação de fundos para transladar o corpo para o Brasil.